Na terça-feira, 19 de setembro, os jovens que cumprem medida de internação nos centros da Divisão Regional Norte participam do Festival de Música da Fundação CASA, o MUSICASA, que acontecerá no Sesc Araraquara.
No palco, 76 adolescentes internados em sete centros socioeducativos nas cidades Taquaritinga, Araraquara, Sertãozinho, Franca e Batatais e dois centros localizados em Ribeirão Preto, o CASA Cândido Portinari, Rio Pardo mostrarão seus talentos com canções próprias ou releituras de grandes sucessos da música popular brasileira, rap, samba, dentre outros gêneros.
Funcionários da Fundação CASA e educadores de organizações parceiras, como Projeto Guri; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC); Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP); Grupo de Amparo ao Doente de Aids (GADA); e Ação Educativa também podem participar das apresentações dos jovens. O tema deste ano é Educação e Música.
No total, 629 jovens internados em 67 centros no Estado de São Paulo participam da edição 2017 do Festival.
O MUSICASA
O MUSICASA é um festival de música que envolve centros socioeducativos de todas as regiões do Estado de São Paulo. O evento é promovido pela Gerência de Arte e Cultura (GAC) da Fundação CASA e tem como objetivo estimular a criatividade na linguagem musical e promover a interação e troca de experiências entre adolescentes de diferentes centros socioeducativos.
Cada Centro Socioeducativo poderá inscrever-se no festival com uma ou duas apresentações.
Nesse ano, o evento acontecerá no período de 19 de setembro a 17 de outubro de 2017.
As organizações parceiras da Fundação CASA que participam do evento são: Projeto Guri; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC); Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP); Grupo de Amparo ao Doente de Aids (GADA); e Ação Educativa.
MUSICASA no Sesc Araraquara
Datas: 19 de setembro (3ª feira)
Local: Sesc Araraquara
Endereço: Rua Castro Alves, nº 1315 – Quitandinha – Araraquara, SP
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.