O vereador Maurício Vila Abranches (PTB), atendendo à solicitação de moradores dos da Zona Leste, solicitou ao Prefeito Duarte Nogueira Júnior, na última semana, intervenção na Lagoa do Saibro, próxima a rua Leonardo Gonçalves. É que enquanto a lagoa que fica, do outro lado da avenida e recebe água da chuva está cheia, a outra está seca.
Maurício defende que será necessário levar a água da chuva para repor a água da lagoa. O vereador destacou que fez requerimento, ofício e uma emenda à Lei Orçamentária Anual 2018, pedindo a construção de três galerias de águas pluviais e bueiros, no entorno da Lagoa do Saibro, uma na rua Leonardo Gonçalves; outra na Av. Henri Nestlé e a terceira na Rua Alameda C. Essas galerias poderiam levar água da chuva até a Lagoa para abastecê-la. Porém recebeu a informação, de técnico da Secretária Municipal do Planejamento Urbano, que existe uma determinação, do Ministério Público, proibindo o direcionamento da água da chuva para esta Lagoa.
“A proteção da Lagoa do Saibro, área de recarga do Aquífero Guarani, é uma das minhas principais preocupações. Sou morador da Zona Leste há mais de 40 anos. Acompanha e cobro o executivo, a implantação de melhorias no local. É uma tristeza poder andar dentro da lagoa sem molhar os pés”, destacou Maurício Vila Abranches.
O prefeito, Duarte Nogueira, se comprometeu em levar o assunto ao secretário de Meio Ambiente e buscar soluções para problema. Ficou definido que uma reunião será agendada com o secretário de meio Ambiente e a promotoria. “Não vou desistir, acredito que a melhor forma de salvar a lagoa é permitir que ela receba água da chuva”, concluiu Maurício.