InícioPolíticaLei para esta cambada não existe: Sem mandato auxiliar do PSOL preside...

Lei para esta cambada não existe: Sem mandato auxiliar do PSOL preside reunião na Câmara

- continua após a publicidade -

Onde estão os outros vereadores, a presidência da casa, o jurídico que não proibiu esta brincadeira? A casa da mãe Joana agora assumiu que não tem dono?

Mileide Melo é membro do coletivo ‘Ramon todas as vozes’; Coordenadoria Legislativa considerou a situação irregular mas não proibiu ação.

Uma reunião de rotina da CEE (Comissão Especial de Estudos) da Câmara de Ribeirão Preto, que apura o abandono da Base de Apoio Comunitária do bairro Heitor Rigon, ganhou uma repercussão inesperada. Não pelo conteúdo dos depoimentos, mas pela condução dos trabalhos, que regimentalmente deveria ser feita por um vereador que a integrasse.

O encontro realizado na última segunda-feira (06) foi “presidido” pela socióloga e professora Mileide Melo, integrante do “Ramon todas as vozes”, mandato coletivo que leva o nome do vereador titular Ramon Faustino (PSOL).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Quando você deixa de votar, abre espaço para esta “galera” que assume e toma conta do pedaço, ou saem gritando: “xenofobia, racismo, preconceito”, e os outros vereadores frouxos, se calam com medo.

A legislação eleitoral não reconhece a existência dos mandatos coletivos. Dessa forma, apenas o vereador eleito é diplomado, toma posse e exerce as atividades conforme o Regimento Interno.

Mas as leis são eles que fazem.

A condução da reunião pela covereadora chamou a atenção do coordenador Legislativo da Casa, Fernando Ramos, que alertou os demais integrantes da comissão – o outro mandato coletivo da Câmara, “Judeti Zili” (PT) e o vereador França (PSB) – sobre a irregularidade.


“Os dois vereadores têm a obrigação de saber o regimento, a gente não tem como parar a reunião, mas eles foram alertados. Saí pessoalmente da minha sala para avisar e a assessoria da Casa também”, afirmou.

O caso rendeu uma “bronca” por parte do presidente da Casa, Alessandro Maraca (MDB), no início da sessão desta terça-feira (7). O parlamentar leu um comunicado da Coordenadoria Legislativa que ressalta a autonomia das comissões, mas determina a condução dos trabalhos por vereadores.
SÓ FALTOU COLOCAR A TURMINHA ATRAZ DA PORTA PARA PENSAR.

Ilegalidade

O advogado Vinícius Bugalho, que integra o comitê de Ética da OAB estadual de São Paulo, considera que o caso pode configurar, em tese, o crime de usurpação de função pública, que ocorre quando alguém exerce ou pratica uma função que não lhe é devida.

“Em tese pode configurar porque a pessoa assume uma cadeira de vereadora para o qual ela não foi diplomada. Legalmente, não existe mandado coletivo. É uma criação moral, não jurídica”, opina.

Com informações do portal https://thathi.com.br

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🌾✈️ Participe da Agrishow 2024! Planeje sua Viagem com Condições Especiais e Opções Incríveis de Hospedagem na Região Sudeste! 🚜🏡

Descubra opções incríveis de viagem e hospedagem, aproveitando condições especiais e atendimento personalizado. Confira todos os detalhes sobre a localização, datas e aeroportos próximos.

🎄✨ ShoppingSantaÚrsula Anuncia Programação Encantadora para o Natal: “Natal Alegria e Magia” com Apresentações Artísticas Gratuitas! 🌟🎁

O ShoppingSantaÚrsula está pronto para celebrar o Natal de 2023 com uma programação especial sob o tema "Natal Alegria e Magia". Além de uma decoração encantadora, o shopping oferecerá apresentações artísticas gratuitas durante novembro e dezembro

🤝 “Dia de Doar” Retorna a Ribeirão Preto na Sua Segunda Edição, Priorizando Apoio a Instituições de Combate ao Câncer! 🌟💙

Ribeirão Preto se prepara para a segunda edição do "Dia de Doar", uma iniciativa solidária liderada pelo Instituto Credicitrus, que ocorrerá de 27 de novembro a 1 de dezembro.

💰 Brasil Sai de Superávit Bilionário em 2022 para Rombo Expressivo no Primeiro Ano de Lula, Mesmo com Aumento de Impostos! 📊🇧🇷

Um profundo contraste nas finanças públicas brasileiras: o governo federal, sob a gestão BOLSONARO, registrou um superávit robusto de R$ 59,7 bilhões em 2022, No entanto, nos primeiros passos do governo Lula, um rombo expressivo de R$ 177,4 bilhões surgiu,

🚀 Educacross: A Revolução na Educação Brasileira! Crescimento de 11 Vezes em 3 Anos a Coloca como Principal Scale Up do País 🎓🌐

A Educacross, empresa brasileira inovadora na área da educação, alcançou um crescimento notável de 11 vezes nos últimos três anos, consolidando-se como a principal Scale Up de Educação do Brasil em 2023.
- PUBLICIDADE -