InícioPolicialVélez Rodríguez e Sérgio Moro assinam acordo para investigar indícios de corrupção...

Vélez Rodríguez e Sérgio Moro assinam acordo para investigar indícios de corrupção no MEC

- continua após a publicidade -

Uma investigação feita pela nova gestão do MEC pode dar início à Lava Jato da Educação. A afirmação foi feita nesta quinta-feira, 14, pelo ministro, professor Ricardo Vélez Rodríguez, em reunião de assinatura do protocolo de intenções que tem como objetivo apurar indícios de corrupção, desvios e outros tipos de atos lesivos à administração pública no âmbito do MEC e de suas autarquias nas gestões anteriores. O acordo é o marco inicial para uma ampla investigação interministerial.

Dos vários casos apurados até agora, foram apresentados exemplos emblemáticos, como favorecimentos indevidos no Programa Universidade para Todos (ProUni), desvios no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), envolvendo o sistema S, concessão ilegal de bolsas de ensino a distância e irregularidades em universidades federais. A audiência deu transparência ao funcionamento e atos do MEC, seguindo as orientações do presidente Jair Bolsonaro para todos os ministérios e instituições federais.

O documento foi assinado pelos ministros da Educação; da Justiça, Sérgio Moro; da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, e pelo Advogado-Geral da União, André Mendonça. Também participou da reunião o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, que será peça fundamental na apuração dos fatos.

A investigação é uma das principais metas em desenvolvimento pelo ministério dentro do plano de ações dos 100 primeiros dias. A partir de agora, o MEC encaminhará os documentos necessários para que Ministério da Justiça, Polícia Federal, Advocacia-Geral da União (AGU) e Controladoria-Geral da União (CGU) possam aprofundar as investigações, instaurar inquéritos e propor as medidas judiciais cabíveis.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O ministro da Justiça, o advogado-geral da União, o ministro da Controladoria-Geral da União e o diretor-geral da Polícia Federal elogiaram a iniciativa do ministro da Educação e se colocaram à disposição para apurar todos os casos apresentados. De acordo com Vélez Rodríguez, o intuito é ser totalmente transparente para a sociedade. “Queremos apurar todos os desvios praticados por pessoas que usaram o MEC e as suas autarquias como instrumentos para desvios.”

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

USP Filarmônica apresenta a estreia mundial da ópera O Jovem Rei de Lucas Galon

"Como é estranho estar aqui", pensou o Jovem Rei, cuja mente estava em conflito ao descobrir o luxo e a responsabilidade de sua nova posição. A história fascinante de Oscar Wilde em O Jovem Rei nos transporta para o dilema

Música Para Todos promete agitar Ribeirão Preto

Música Para Todos. Este evento imperdível reunirá arte, cultura e muita diversão em um só espaço, promovendo a democratização do acesso à música e destacando os novos talentos da cena independente.

Impactos da MP do Equilíbrio Fiscal Atingirá Preços Finais aos Consumidores, Observa FecomercioSP, FENACON e CNC

A FecomercioSP argumenta que a medida desestimula o crescimento econômico e pode resultar em aumento dos preços finais para os consumidores.

🏆 Quem Vai Vencer a Eurocopa 2024? 🏆

Descubra os Favoritos e Principais Candidatos ao Título ⚽
- PUBLICIDADE -