Trump diz que está tomando hidroxicloroquina há uma semana e meia

No início da pandemia, Donald Trump afirmava que a hidroxicloroquina era o medicamento mais promissor para enfrentar a doença

0
954
foto arquivo

O presidente dos EUA, Donald Trump afirmou nesta segunda-feira que “vem tomando uma pílula de hidroxicloroquina” diariamente, há uma semana e meia, mesmo sem sintomas da Covid-19 e contrariando as recomendações das autoridades sanitárias do país.

A declaração foi feita a um grupo de repórteres na Casa Branca.

Perguntei a um médico da Casa Branca o que ele pensava. Me perguntou se eu queria tomar, eu disse que sim.

Muitos profissionais de saúde da linha de frente estão tomando hidroxicloroquina.

Eu não usei porque, bem, as pessoas diria que eu sou dono da empresa [fabricante] — afirmou, dizendo não ter apresentado efeitos colaterais do medicamento. — Veja os médicos e enfermeiras. Muitos estão usando isso. De forma preventiva.

arquivo

Trump declarou ainda que não foi exposto ao novo coronavírus, e que é testado a cada dois dias, “sempre com resultados negativos” para a infecção.

Ele não revelou o nome do médico da Casa Branca que ofereceu o medicamento ou de onde recebeu informações sobre o uso da hidroxicloroquina por profissionais da saúde.

No início da pandemia, Donald Trump afirmava que a hidroxicloroquina era o medicamento mais promissor para enfrentar a doença, e passou a defender o seu uso, mesmo amparado em poucos e questionados estudos científicos sobre sua eficácias.

arquivo