InícioLazer e CulturaCasa da Memória Italiana participa da Semana Nacional de Museus

Casa da Memória Italiana participa da Semana Nacional de Museus

Até 31 de maio, a Casa da Memória Italiana realizará ações virtuais durante a 18ª Semana Nacional de Museus

- continua após a publicidade -

Até 31 de maio, a Casa da Memória Italiana realizará ações virtuais durante a 18ª Semana Nacional de Museus, agenda proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18).

A temática aborda “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão” e instiga e questiona a atuação e possibilidades dos museus.

Nesta edição, a Casa da Memória Italiana terá ações conjuntas ao Museu da Cana como lives temáticas e postagens #semanamuseus2020 que estimulam as lembranças de experiências em museus, sendo uma oportunidade para as pessoas expressarem suas ligações afetivas com os espaços.

“Toda a programação será desenvolvida nas redes sociais atendendo às orientações das autoridades de saúde para adoção de medidas de prevenção do coronavírus (COVID-19) e seguindo as recomendações do Ibram”, diz Alice Registro, gestora-executiva da Casa da Memória Italiana.

Em 23 de maio, às 14h, para fundamentar essa forma de interação cultural inédita e reinvenção do relacionamento entre os visitantes e os equipamentos culturais, os equipamentos farão uma live pelo canal do YouTube  com o tema “A Memória não fecha suas portas: Visões, experiências e estratégias em museus para sobreviver à pandemia” com a participação da Profa. Dra. Giulia Crippa (Università di Bologna) e Prof. Dr. Marco Almeida (USP-Ribeirão Preto).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A articulação em rede também integrará o curso de pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda divulgando parte da coleção museológica por meio do recurso #pracegover.

O compartilhamento das descrições integra um exercício de formação dos estagiários e será discutido na live do dia 28, quinta-feira, às 16h, com a presença da professora orientadora do estágio Carla Damasceno, os alunos envolvidos e a professora Maria Paula Moita Pegoraro Lopes (da Rede Estadual e da Adevirp).

Para finalizar a agenda, dia 30, às 14h, acontecerá mais uma live.

Dessa vez, a temática “Conservação de acervos museológicos em tempos de pandemia” terá a participação de Leila Heck (conservadora e gestora do Museu da Cana), Tânia Registro (historiadora) e Clark dos Santos (Coordenador de Programa de Conservação do Museu da Cana), que apresentarão suas experiências de conservação do acervo museológico em que atuam.

“A presença e participação do público é essencial para mantermos a cultura viva e celebrar os museus. Os interessados podem conferir todos os detalhes das atividades programadas nas redes sociais e na parte de notícias no site do museu”, finaliza Alice.

arquivo

Serviços:

18ª Semana Nacional de Museu

Data: 18 a 31 de maio

  • Lives temáticas: YouTube – Casa da Memória Italiana

Data: 23 de maio de 2020

Horário: sábado, às 14h

Tema: A Memória não fecha suas portas: visões, experiências e estratégias em museus para sobreviver à pandemia” – com a Profa. Dra. Giulia Crippa (Università di Bologna) e Prof. Dr. Marco Almeida (USP-Ribeirão Preto).

Data: 28 de maio de 2020

Horário: quinta-feira, às 16h

Tema: Conhecendo #pracegover” – a Profa. Carla Damasceno (Centro Universitário Moura Lacerda), os alunos de Pedagogia e Maria Paula Moita Pegoraro Lopes (Professora da Rede Estadual e da Adevirp).

Data: 30 de maio de 2020

Horário: sábado, às 14h

Tema: “Conservação de acervos museológicos em tempos de pandemia” com Leila Heck (conservadora e gestora do Museu da Cana), Tânia Registro (historiadora) e Clark dos Santos (Coordenador de Programa de Conservação do Museu da Cana).

  • Celebrando os Museus: postagens #semanamuseus2020 – Facebook e Instagram @casadamemoriaitaliana

Data: 18 a 24 de maio de 2020

Tema: participação de enquetes e postagens para ativar lembranças em experiências de museus em Ribeirão Preto e região.

  • Acervo virtual acessível: #pracegover – Facebook e Instagram @casadamemoriaitaliana

Data: 18 a 24 de maio de 2020

Tema: compartilhamento de descrições de imagens do acervo museológico do Museu Casa da Memória Italiana por meio de #pracegover. Parte integrante do estágio em pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda.

foto divulgação

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve

Vereador esquerdista que defende mulheres deve cumprir medida protetiva com a ex-namorada

a vítima se sente perseguida e agredida moralmente e psicologicamente pelo autor

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração
- PUBLICIDADE -