o conversar por telefone com o papa Francisco, na quinta-feira 11, Joe Biden recebeu as bênçãos de Sua Santidade. Além disso, o pontífice parabenizou o democrata pela “vitória” nas eleições dos Estados Unidos.
A grande mídia considera que Trump saiu derrotado da disputa pela Casa Branca. Biden agradeceu o líder da Igreja Católica e afirmou que deseja trabalhar com os cristãos na erradicação da pobreza, enfrentamento às “mudanças climáticas” e em temas ligados à imigração e refugiados.
“O presidente eleito destacou seu apreço por Sua Santidade na promoção da paz, reconciliação e no reforço da humanidade em todo o mundo”, informou nota da equipe de transição de Biden.
O tom amistoso entre Francisco e Biden é bem diferente da relação que o santo padre teve com o presidente Donald Trump.
No início de 2019, o projeto do republicano de erguer um muro na fronteira com o México foi criticado. Em fevereiro de 2016, quando Trump tentava a indicação do Partido Republicano para a Casa Branca, o papa disse durante uma visita ao México que alguém que pensa em construir muros no lugar de pontes “não é cristão”. Trump respondeu com uma declaração ríspida na ocasião ao afirmar:
“É uma vergonha um líder religioso questionar a fé de alguém”. Em 14 de dezembro, o Colégio Eleitoral dos Estados Unidos vai ratificar o candidato vencedor nas urnas deste ano.