InícioPolíticaEleiçõesCom eleições no domingo, sistemas do TSE saem do ar, mas tribunal...

Com eleições no domingo, sistemas do TSE saem do ar, mas tribunal nega ataque hacker

Com o que ocorreu na América, com os mesmos fornecedores das urnas brasileira, é possível confiar?

- continua após a publicidade -

O tribunal afirmou que a queda de vários de seus sistemas nesta quinta-feira, 12, foi causada por uma “sobrecarga interna”. Em nota, o TSE disse que o problema não afetará eleições no domingo

Sistemas e site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) saíram do ar nesta quinta-feira, a 3 dias das eleições municipais. O tribunal afirmou, entretanto, que a queda de vários de seus sistemas nesta quinta-feira, 12, foi causada por uma “sobrecarga interna” e não tem relação com ataques hackers.

“O travamento de equipamento de infraestrutura, um datacenter, está sendo solucionado por técnicos do tribunal em parceria com técnicos do fabricante. Na noite desta quinta, os sistemas começaram a ser normalizados, e a expectativa é de retomada plena nesta sexta-feira (13)”, disse em nota o TSE.

Ainda a corte disse que o problema técnico “não afeta nenhum processo relacionado à votação deste domingo (15), como preparação de urnas, totalização de votos e transmissão de resultados”.

“É importante lembrar que a urna eletrônica brasileira foi projetada para funcionar sem estar conectada a qualquer dispositivo de rede, seja por cabo, wi-fi ou bluetooth. Ou seja, a urna é um equipamento isolado, o que preserva um dos requisitos básicos de segurança do sistema. Além disso, a totalização dos votos após o envio das informações pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) funciona por meio de rede privativa criptografada.”

Recentemente, o site do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi atingido por ataque hacker que impossibilitou a atuação do tribunal por uma semana. Segundo reportagem, o objetivo do ataque era atingir o TSE e desmoralizar o sistema eleitoral.

Eleições Ribeirão Preto - 2020
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

A economia a “gente vê depois” leva mais de 2 milhões a extrema pobreza

Pelo menos 2 milhões de famílias brasileiras tiveram a renda reduzida e caíram para a extrema pobreza entre janeiro de 2019 e junho deste...

Quem foi vacinado com coronavac continua proibido de entrar em países que aceitam turistas

A santa medicação do Doria, continua proibida em vários países que já abriram suas fronteiras. E como ficam os imunizados que precisam viajar?

‘Sofrimento global’ faz buscas por ajuda emocional e prevenção ao suicídio aumentarem

Psicológicos relatam aumento de transtornos alimentares e psicológicos na pandemia e falam em ‘crises potencializadas’; Centro de Valorização da Vida registrou 147 mil atendimentos a mais apenas em 2020

Dirigente do Botafogo esquece a tradição e coloca o time entre os da várzea

Agora a torcida vai precisar trocar os bumbos e tambores por rosário, bíblia e agua benta, se não quiser estar ao lado do Leão

Governo federal anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

Aplicação extra ocorrerá a partir de seis meses da imunização completa
- PUBLICIDADE -