InícioLazer e CulturaMuseus Histórico e do Café têm nova diretora

Museus Histórico e do Café têm nova diretora

- continua após a publicidade -

Com o objetivo de reestruturar a gestão dos museus Histórico e do Café, e garantir a preservação da memória do local, na manhã desta quarta-feira, dia 08, a museóloga Maria Luiza Clapis assumiu a direção dos museus e já esteve no complexo, para verificar as condições patrimoniais e conversar com funcionários.

“A Maria Luiza vem para compor nosso time de funcionários e acumula uma experiência importante para a cidade de Ribeirão Preto, com aspectos de inovação para a preservação do bem cultural, desenvolvimento de projetos e conhecimento técnico em salvaguarda, conservação de peças e documentação. Vamos devolver os museus à população, como a cidade merece, com sua identidade resgatada”,

afirma Dulce Neves, secretária da Cultura.

A nova diretora é doutora em museologia pela Universidade de Jean Moulin, em Lyon, na França, e desenvolveu trabalho sobre “nova museologia” em movimento social e comunidades, além de agregar formação complementar em ações culturais para museus, aperfeiçoamento em preservação, elaboração de projetos.

“O prédio do museu será totalmente reformado e devemos planejar a preservação do acervo, tanto o que estava em exposição, como o que está na reserva técnica. A partir daí, será feita a documentação dessas peças”,

explica Maria Luiza, que complementa dizendo que é necessário definir uma missão institucional.

“Após reformado, o prédio será devolvido para a cidade, com um conceito que vamos buscar das próprias pessoas que frequentam, porque temos que traçar metas, sejam elas para ampliar o acervo, para documentar a história ou para transformar o local em espaço de reflexão, de conhecimento e debate”,

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

conclui.
Sua primeira ação consiste em solicitar à Defesa Civil uma nova avaliação do complexo do Café, a fim de verificar a possibilidade de abertura do Museu do Café e o retorno do projeto Café com Chorinho aos domingos, no coreto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cientista chinês deserta para os EUA com segredos de armas hipersônicas

Ele estava disposto a fornecer informações detalhadas sobre o veículo hipersônico em troca de asilo para ele, sua esposa e seu filho.

Brasil já tem mais casos de covid-19 do que no periodo antes da vacina

A pergunta é: Fecha tudo e #fiqueemcasa? As picadas funcionam ou é apenas interesse financeiro?

Aulas da Rede Municipal retornam na próxima semana

Retorno será 100% presencial e obrigatório para os estudantes; todos os protocolos sanitários que dispõem sobre a Covid-19 serão cumpridos. Não é obrigatório apresentar passaporte sanitário.

Morre a cantora e pastora Ludmila Ferber aos 56 anos

"Quando tudo parece estranho ao redor ,Buscar tua face é preciso, Deus Quando a gente não sabe o que está ocorrendo Buscar tua face é preciso, Deus"

Prefeitura obriga funcionalismo apresentar passaporte sanitário

Seu corpo minhas regras: Funcionários que não apresentarem documento serão impedidos de trabalhar e terão descontada do salário.
- PUBLICIDADE -