A exposição “O Desafio das Águas”
Obra para ficar na história, que reúne fotos de Carlos Natal, JF Pimenta e do Arquivo Público Municipal, será aberta ao público nesta quinta-feira, dia 23 de junho, às 8 horas, no hall de entrada do Palácio Rio Branco.
A mostra documenta em imagens o trabalho e o resultado de toda a obra antienchente, realizada em um trecho de 2.800 metros nas avenidas Fábio Barreto, Jerônimo Gonçalves e Álvaro de Lima, que resolveu o problema de mais de um século de cheias numa parte vital da cidade.
A Obra Antienchente, realizada pela Prefeitura entre 2008 e 2013, em quatro etapas, e com investimentos da ordem de R$ 117 milhões dos governos Federal, Municipal e Estadual, e também da Câmara, transcende em importância histórica. Trouxe de volta o que a natureza e o tempo desgastaram em consequência da ação do homem.
As intervenções no córrego deram ainda ao cartão postal de Ribeirão Preto uma nova dimensão e fez com que a área, que um dia foi chamada pejorativamente de “baixada”, se tornasse um dos mais belos espaços urbanos revitalizados da cidade.
Realizada pela Prefeitura de Ribeirão Preto, a exposição tem o apoio do Instituto do Livro, Programa Pró Ler, Museu da Imagem e do Som (MIS), Centro Cultural Palace (CCP), Amigos da fotografia e Cineclube Cauim. Carlos Natal, JF Pimenta e Paulo Garde são os curadores da mostra.