Compositoras em recital de no Pedro II

0
803

Eunice Katunda (1915-1990), Clara Schumann (1819-1896), Sofia Helena (origem incerta), Silvia Berg (1958 – ), Chiquinha Gonzaga (1847-1935) e Babi de Oliveira (1913-1993) são as compositoras interpretadas pela voz da soprano Yuka de Almeida Prado e da pianista Fátima Corvisier, na série “Concertos USP”, que acontece nesta terça, 30, no Theatro Pedro II.

O programa foi preparado por Yuka e Fátima para uma apresentação em São Carlos, no mês das mulheres, comemorado tradicionalmente em março. “As obras são lindas e decidimos apresentar o recital em Ribeirão Preto”, explica Yuka.

As compositoras

Clara Schumamm – Filha de mãe musicista, desde criança começou a ter lições de piano. Foi casada com o compositor alemão Robert Schumann e iniciou sua brilhante carreira como pianista a partir dos 13 anos, apresentando-se em vários palcos na Europa.

Eunice Katunda – Brasileira, foi pianista, regente, compositora e professora. Foi militante do Partido Comunista Brasileiro a partir de 1948, o que teria deixado influências em suas composições. Mas em 1956, ela abandona a militância pelo PCB em protesto contra atuações do partido na Europa.

Sofia Helena – sua obra se encontra entre os arquivos, partituras manuscritas e materiais doados ao Centro de Memória Musical do Departamento de Música da FFCLRP, pela grande cantora e professora Edmar Ferretti. Por enquanto, sua origem é incerta. Esse material se encontra sob a responsabilidade das Professoras Silvia Berg e Yuka de Almeida Prado que estão realizando pesquisas.

Silvia Berg – Compositora brasileira de música contemporânea, e atualmente, é docente do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Estudou regência na ECA-USP e Universidade de Copenhague/Dinamarca. Atuou largamente como musicista na Dinamarca.

Babi de Oliveira – Baiana, iniciou os estudos de piano ainda criança. E começou a carreira de compositora em 1940, tendo obras que se destacaram em festivais e interpretações feitas por cantores estrangeiros.

Chiquinha Gonzaga – Carioca, é conhecida pela grande obra musical que deixou, mas também pela atuação contra as regras de uma sociedade opressora. Em suas composições, destaca-se a diversidade cultural brasileira.

Agenda

Recital de Piano e Canto
Entrada
: gratuita
Local: Theatro Pedro II/Ribeirão Preto
Data: 30/05/2017
Horário: 20h30