Início Lazer e Cultura Compositoras em recital de no Pedro II

Compositoras em recital de no Pedro II

- continua após a publicidade -

Eunice Katunda (1915-1990), Clara Schumann (1819-1896), Sofia Helena (origem incerta), Silvia Berg (1958 – ), Chiquinha Gonzaga (1847-1935) e Babi de Oliveira (1913-1993) são as compositoras interpretadas pela voz da soprano Yuka de Almeida Prado e da pianista Fátima Corvisier, na série “Concertos USP”, que acontece nesta terça, 30, no Theatro Pedro II.

O programa foi preparado por Yuka e Fátima para uma apresentação em São Carlos, no mês das mulheres, comemorado tradicionalmente em março. “As obras são lindas e decidimos apresentar o recital em Ribeirão Preto”, explica Yuka.

As compositoras

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Clara Schumamm – Filha de mãe musicista, desde criança começou a ter lições de piano. Foi casada com o compositor alemão Robert Schumann e iniciou sua brilhante carreira como pianista a partir dos 13 anos, apresentando-se em vários palcos na Europa.

Eunice Katunda – Brasileira, foi pianista, regente, compositora e professora. Foi militante do Partido Comunista Brasileiro a partir de 1948, o que teria deixado influências em suas composições. Mas em 1956, ela abandona a militância pelo PCB em protesto contra atuações do partido na Europa.

Sofia Helena – sua obra se encontra entre os arquivos, partituras manuscritas e materiais doados ao Centro de Memória Musical do Departamento de Música da FFCLRP, pela grande cantora e professora Edmar Ferretti. Por enquanto, sua origem é incerta. Esse material se encontra sob a responsabilidade das Professoras Silvia Berg e Yuka de Almeida Prado que estão realizando pesquisas.

Silvia Berg – Compositora brasileira de música contemporânea, e atualmente, é docente do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Estudou regência na ECA-USP e Universidade de Copenhague/Dinamarca. Atuou largamente como musicista na Dinamarca.

Babi de Oliveira – Baiana, iniciou os estudos de piano ainda criança. E começou a carreira de compositora em 1940, tendo obras que se destacaram em festivais e interpretações feitas por cantores estrangeiros.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Chiquinha Gonzaga – Carioca, é conhecida pela grande obra musical que deixou, mas também pela atuação contra as regras de uma sociedade opressora. Em suas composições, destaca-se a diversidade cultural brasileira.

Agenda

Recital de Piano e Canto
Entrada
: gratuita
Local: Theatro Pedro II/Ribeirão Preto
Data: 30/05/2017
Horário: 20h30 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Torcida é liberada nos estádios do Rio

O decreto cita o retorno das torcidas nos estádios em países como Rússia, Dinamarca e Suíça para embasar a liberação.

Congresso de Líderes Cristãos – CLF terá mais uma edição para países que falam o idioma português

O preletor será o Pastor sul-coreano Ock Soo Park, o seminário terá também a participação de lideranças cristãs da américa do sul e central e haverá tradução simultânea.

Sessões de cinema drive-in realizadas em Jardinópolis ampliou corrente de solidariedade

Evento que marcou a chegada da Weclix na cidade e aconteceu em prol do Projeto de Equoterapia do Haras Manoel Leão e do Fundo Social de Solidariedade de Jardinópolis, também beneficiou o Cantinho do Céu

Triumph anuncia primeiras ações concretas do inédito projeto “Women For The Ride”

O anúncio foi realizado por Karina Simões, Embaixadora da Triumph no Brasil, em parceria com o Comitê Feminino da empresa.

Setembro termina quente e outubro começa um forno

A frente fria já se afastou e é o ar seco e quente que está ganhando força novamente sobre o Brasil. A temperatura está em elevação.