InícioLazer e CulturaAlunos se encantam com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e o...

Alunos se encantam com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e o Theatro Pedro II

- continua após a publicidade -

Na manhã desta sexta-feira, dia 11 de agosto, centenas de crianças e jovens da rede de ensino de Ribeirão Preto ficaram encantados com o ensaio da Orquestra Sinfônica da cidade, além de conhecerem o Theatro Pedro II.

A solenidade de abertura contou com a participação do prefeito Duarte Nogueira, da presidente da Fundação Dom Pedro II, Mariana Jábali, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samanta Pineda, das secretárias da Educação, Suely Vilela, e da Cultura, Isabella Pessotti, e do maestro da Orquestra, Reginaldo Nascimento, além do presidente da Sinfônica, Sílvio Trajano, e do diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Dom Pedro, José Arthur.

O projeto Ensaio Aberto de Orquestra é uma parceria do Theatro Pedro II com a Secretaria Municipal da Educação e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Uma vez por mês, sempre às sextas-feiras, os alunos da rede de ensino de Ribeirão Preto poderão acompanhar o ensaio da Orquestra, que também é aberto ao público que quiser prestigiar o ensaio no Theatro Pedro II.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Durante 1h, cerca de 560 crianças e jovens puderam entender como é o ensaio de uma Orquestra, conhecer seus instrumentos, interagir com o maestro e os músicos da Orquestra mais antiga em atividade ininterrupta no Brasil, além de conhecer a grandiosidade do terceiro maior teatro de ópera do Brasil, o Pedro II.

Mariana Jábali ressaltou a importância de essas crianças e jovens conhecerem o Theatro e a Orquestra para que eles possam cuidar bem desses dois patrimônios de Ribeirão Preto. “Proporcionar a eles o acesso ao Theatro Pedro II, um palco fantástico, um lugar belíssimo e, o melhor, com a nossa Orquestra Sinfônica. Unir tudo isso é muito importante para nós”, afirmou Mariana.

“O Ensaio Aberto da Orquestra Sinfônica possibilitou um contato mais íntimo dessas crianças com os músicos, tornando a arte um agente transformador de uma sociedade, mais acessível para todos que abriu as portas da imaginação dos jovens alunos, possibilitando a eles uma melhor oportunidade de desenvolvimento de sua cidadania”, disse Reginaldo Nascimento.

A secretária municipal da Educação, Suely Vilela, falou da importância do fortalecimento da cidadania nos processos de ensino e aprendizagem. “Além do ritual que compõem o ensaio de uma orquestra, da música e de viver plenamente este momento, os professores devem utilizar este momento como um processo pedagógico, de aprendizagem”, afirmou Suely

O prefeito, ao encerrar a solenidade de abertura, falou da felicidade de encontrar tantos jovens no Theatro e sobre o aprendizado. “Temos duas coisas que precisam fazer durante toda a nossa vida, e não só quando estamos na escola. A primeira é tudo o que aprendermos, devemos compartilhar com as outras pessoas. E uma segunda, tão importante quanto a primeira, sempre exerçam e pratiquem aquilo que vocês aprenderem de bom na vida de vocês, como estão aprendendo aqui hoje”, apontou Nogueira.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -