InícioEducação🎭 Programa Revolucionário Oferece Cursos Gratuitos para Profissionais das Artes Cênicas em...

🎭 Programa Revolucionário Oferece Cursos Gratuitos para Profissionais das Artes Cênicas em Ribeirão Preto! 🌟

O Programa de Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas (PTAC) oferece cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de som, luz, palco e produção cultural para maiores de 18 anos.

- continua após a publicidade -


🎭 Programa Revolucionário Oferece Cursos Gratuitos para Profissionais das Artes Cênicas em Ribeirão Preto! Não Perca a Oportunidade de Transformar sua Carreira! 🌟

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

O Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) lança um programa inovador para capacitar profissionais das Artes Cênicas em Ribeirão Preto. O Programa de Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas (PTAC) oferece cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de som, luz, palco e produção cultural para maiores de 18 anos. As inscrições já estão abertas e vão até 1º de maio, exclusivamente pelo site https://www.itb.art.br/.

Este projeto pioneiro, realizado em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo, tem como missão fornecer formação qualificada para jovens de baixa renda e artistas em busca de reciclagem profissional. Com um total de 80 vagas disponíveis, distribuídas em 20 por especialização, o PTAC promete transformar vidas e impulsionar a indústria cultural da região.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os cursos, que abrangem temas essenciais como Técnico de Som, Técnico de Luz, Técnico de Palco e Produção Cultural, serão ministrados por uma equipe de renomados profissionais do setor. Ao final do programa, os participantes receberão um certificado de participação do ITB, válido como registro profissional, abrindo portas para oportunidades de emprego no mercado das artes cênicas.

Não perca esta chance única de desenvolver suas habilidades técnicas e criativas no universo das artes cênicas. Inscreva-se agora e faça parte desta jornada de aprendizado e realização profissional!

Motivação: “A arte é a expressão mais pura da alma humana, e cada indivíduo tem o poder de criar e transformar através dela.” 🎨

Sobre o PTAC

O programa surgiu a partir de uma percepção do ITB sobre a carência de formação qualificada nas áreas técnicas e de produção em artes cênicas em contraponto a um mercado de trabalho com boa capacidade de absorção de mão de obra.

A intenção é atrair principalmente jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio e querem entrar no mercado com capacitação técnica. Também atende artistas e técnicos que desejam se reciclar ou possuir uma nova formação e ter contato com professores de referência, além do registro profissional.

Profissionais com experiência acumulada são cada vez mais solicitados pela produção cultural. Mas os jovens técnicos, na maioria das vezes, trilham um caminho de ensino não formal baseado apenas na instrumentalização técnica, sem perspectiva artística e criativa.

O PTAC é um laboratório de oficinas de formação com foco inicial voltado para a introdução aos fundamentos da linguagem cênica e, a seguir, os conteúdos específicos de cada área. Pensado como um laboratório prático, criativo, de experimentação, os módulos iniciais são comuns a todas as áreas e o desenvolvimento de projetos específicos fica a cargo de cada uma das áreas.

Alguns princípios norteiam a formulação do PTAC, tais como: construir um programa que observe as especificidades de cada lugar – região, cidade etc. onde será desenvolvido; encontrar parcerias locais (institucional, artística, pedagógica); transitar por regiões, permitindo o intercâmbio entre artistas e formadores de todo o país; ser um laboratório prático de criação e experimentação; desenvolver um programa transversal, que permita aos alunos uma atuação autônoma e responsável.

Índice de empregabilidade

O programa apresentou bom índice de empregabilidade dos alunos: 55% dos estudantes conseguiram emprego na área, em até 3 meses após estarem formados.  O piso salarial dos técnicos que se formam é de R$2.200,00.

O programa também gera emprego durante a execução. Em 2023, empregou mais de 122 profissionais envolvidos direta ou indiretamente no projeto. Para a edição deste ano, a expectativa é empregar mais de 200 pessoas para a realização dos cursos.

Equipe e patrocínio

A equipe de concepção e coordenação envolve vários profissionais: Gabriel Fontes Paiva e André Prado (Gerentes Pedagógicos), Ana Helena Curti (Coordenadora Pedagógica do curso de Produção Cultural), André Omote (Coordenador Pedagógico do curso de Técnico de Som), Carol Bucek (Coordenadora Pedagógica do curso de Técnico de Palco) e Telma Fernandes (Coordenadora Pedagógica do curso de Técnico de luz). O corpo docente foi formado de maneira plural, e contará ainda com mais de quarenta profissionais, artistas, professores e estudiosos das práticas e das linguagens artísticas.

Em Ribeirão Preto a realização é da Lei Paulo Gustavo, e o projeto conta com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, do SESI, da Biblioteca Sinhá Junqueira e do Teatro Santarosa.

Serviço

PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas em Ribeirão Preto

Inscrições: de 1º de abril a 1º de maio por meio do site www.itb.art.br

Período do curso: junho a dezembro de 2024

Vagas: 80, sendo 20 por especialização (20 para Produção Cultural, 20 para Técnicas de Palco, 20 para Técnico de Som e 20 para Técnico de Luz)

Podem participar candidatos com ensino médio completo e que tenham mais de 18 anos

ITB – Instituto do Teatro Brasileiro

🎭 Groundbreaking Program Offers Free Courses for Performing Arts Professionals in Ribeirão Preto! Don’t Miss the Opportunity to Transform Your Career! 🌟

Ribeirão Preto – The Brazilian Theater Institute (ITB) launches an innovative program to train professionals in the Performing Arts in Ribeirão Preto. The Program for Practices and Techniques for Performing Arts (PTAC) offers free professional courses in sound, light, stage, and cultural production for individuals over 18 years old. Registrations are now open and will continue until May 1, exclusively through the website https://www.itb.art.br/.

This pioneering project, carried out in partnership with the Secretariat of Culture and Tourism, aims to provide qualified training for low-income youth and artists seeking professional retraining. With a total of 80 available spots, distributed in 20 per specialization, PTAC promises to transform lives and boost the cultural industry in the region.

The courses, covering essential topics such as Sound Technician, Light Technician, Stage Technician, and Cultural Production, will be taught by a team of renowned professionals in the field. At the end of the program, participants will receive a participation certificate from ITB, valid as a professional registration, opening doors to job opportunities in the performing arts market.

Don’t miss this unique opportunity to develop your technical and creative skills in the world of performing arts. Register now and be part of this journey of learning and professional fulfillment!

Motivation: “Art is the purest expression of the human soul, and each individual has the power to create and transform through it.” 🎨

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow 🚜Tarcisio Anuncia Investimentos Bilionários no Agronegócio Durante visita 🚜

O primeiro dia da Agrishow, o maior evento da América Latina em tecnologia de agricultura, foi repleto de novidades para o agronegócio. O Governo do Estado de São Paulo anunciou um investimento de R$ 1,4 bilhão para 2024

🏘️ Venda de Imóveis Usados em São Paulo Dispara em Fevereiro 📈

Houve um crescimento geral de 18,11% nas vendas de casas e apartamentos em fevereiro em comparação com janeiro. Este aumento foi observado em todas as regiões do estado

🎁 ShoppingSantaÚrsula Sorteia Citroën C3 Aircross e Oferece Colar na Campanha do Dia das Mães 🚗

Promoção acontece entre 1º e 12 de maio, com sorteio de carro e colares de presente para clientes. @shoppingsantaursula

🏁 Exposição de Réplicas de Carros de Corrida é Prorrogada no RibeirãoShopping 🏎️

A exposição Fórmula Design & Best of The Best agora pode ser visitada até 5 de maio Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

🎸 Titãs Trazem “Titãs Microfonado” a Ribeirão Preto 🎤

Os Titãs, uma das maiores bandas de rock do Brasil, trazem seu novo show "Titãs Microfonado" para Ribeirão Preto. A apresentação acontecerá no Multiplan Hall
- PUBLICIDADE -