O jogo de handebol desta terça-feira, dia 26 de setembro, entre as escola Virgílio Salata e José Delibo, na Cava do Bosque, marcou o início da 35ª edição dos Jogos da Primavera, que serão realizados até o dia 12 de novembro.
O evento reúne 62 escolas da rede de ensino de Ribeirão Preto (15 municipais, 16 estaduais e 31 particulares), com cerca de 2,5 mil alunos, divididos em quatro categorias, com mais de 450 jogos realizados.
Os Jogos da Primavera são organizados pelas secretarias municipais de Esportes e da Educação, com a proposta de promover a integração das escolas e incentivar a prática esportiva entre os jovens.
O secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, falou de um atleta que disputou os Jogos da Primavera e hoje joga basquete nos EUA como exemplo da importância da competição para a revelação de novos atletas. “Temos o caso de um atleta de basquete, que começou nos Jogos da Primavera e hoje figura em uma das principais equipes norte-americanas, estudando e se preparando para começar o mestrado, morando nos EUA há mais de 4 anos”, afirmou Ricardo.
Este ano, entre as modalidades disputadas então o futebol, futebol de salão, vôlei, basquete, atletismo e xadrez. Para o encerramento está sendo preparado uma grande festa de entrega das premiações.
Para o secretário, que já participou dos Jogos da Primavera enquanto era estudante, a importância da participação dos jovens está na oportunidade de interação.
“O desenvolvimento do esporte e da saúde, o aparecimento de novos talentos e a interação entre a família, o aluno e a escola, são fundamentais na formação do aluno, principalmente na formação do caráter das nossas crianças e jovens”, assegurou Ricardo.
Para os alunos, o resultado de 19 a 3 para a escola Delibo, é irrelevante. O mais importante é sair da rotina diária de estudos e ter a oportunidade de participar de uma competição esportiva e fazer novas amizades.