Início Lazer e Cultura Marp comemora aniversário com mostra de gravuras do MAM

Marp comemora aniversário com mostra de gravuras do MAM

- continua após a publicidade -

Dando continuidade às comemorações dos 25 anos do Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp) Pedro Manuel-Gismondi, o museu apresenta a mostra “Clube de Gravura”, do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, com obras dos artistas Albano Afonso, André Komatsu, Antonio Manoel, Arthur Luiz Pizza, Ernesto Neto, Fabrício Lopes, Laura Lima, Leon Ferrari, Marcelo Moschetta, Nazareth Pacheco, Nino Cais, Sérvulo Esmeraldo, entre outros.

Desde 1986, o Clube de Colecionadores de Gravura do MAM cumpre o objetivo de fomentar o colecionismo brasileiro ao permitir que um grande número de interessados possa se associar e adquirir trabalhos de arte, incentivando também a produção artística. Em todos esses anos, o Clube viabilizou a execução de projetos especiais desenvolvidos por artistas convidados e, simultaneamente, ampliou o acervo do MAM.

Segundo Felipe Scovino, curador do Clube de Colecionadores de Gravura do MAM de São Paulo, “O Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP) recebe uma seleção consistente do Clube, revelando a produção dos seus últimos sete anos. É admirável que o Clube também acompanha e incentiva as variáveis que o termo gravura passou a ter ao longo da história. E essa exposição é exemplar para que essa ideia de experimentação se torne aparente”.

“Com mais de 150 obras produzidas ao longo de sua existência, o Clube também promove um panorama consistente e abrangente da arte produzida no país, criando aproximações estéticas entre artistas de distintas regiões e gerações. Reforçar a durabilidade e qualidade de um programa artístico no Brasil é um ato importante visto que ações dessa magnitude são raras no campo cultural nacional. Difundir o colecionismo é um ato importante já que para além da oportunidade do público ter acesso a obras de artistas de indubitável qualidade, esse tipo de ação, em especial, ajuda o MAM São Paulo a manter suas atividades de pesquisa, curadoria e extensão, além de permitir que o seu acervo seja ampliado”, completa Scovino.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Sobre o Clube de Colecionadores do MAM São Paulo:

Criado em 1986, com o objetivo de incentivar o colecionismo e viabilizar a realização de projetos de obras múltiplas por artistas contemporâneos, o Clube de Colecionadores do Museu de Arte Moderna de São Paulo tem produzido peças que hoje estão inseridas nas mais importantes coleções do país, incluindo a do próprio MAM. Renomados artistas brasileiros, como Regina Silveira, Nelson Leirner, Waltercio Caldas, Cildo Meireles, Daniel Senise, Hércules Barsotti, Antonio Henrique Amaral, Athos Bulcão, Marepe, Leon Ferrari, Rodrigo Andrade e Edith Derdyk, Ester Grinspum, Iole de Freitas fazem parte dessa importante coleção.

Em 2000, durante a gestão de Tadeu Chiarelli, o MAM criou o Clube de Colecionadores de Fotografia, já contando desde o início com grandes nomes da arte brasileira, como Bob Wolfenson, Romulo Fialdini, Cristiano Mascaro, Rochelle Costi, Thomaz Farkas, Fernando Lemos, Lucia Koch, Caio Reisewitz, Odires Mlászho, Lenora de Barros, Cao Guimarães e Luiz Braga, Rosângela Renno, Eustáquio Neves, Delson Uchôa, Hirosuke Kitamura, Breno Rotatori e Nelson Leirner, Anna Bella Geiger, Waltércio Caldas  entre outros.

Os curadores dos Clubes convidam a cada ano, cinco artistas que realizam projetos exclusivos. Os sócios recebem ao longo do ano, cinco obras de tiragem limitada.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Exposição “Clube de Gravura”, do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo | MARP 25 ANOS

Abertura da exposição: dia 29/09, às 20h30.

No MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, piso térreo.

Rua Barão do Amazonas, 323, Ribeirão Preto-SP.

Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 12h às 18h.

Obs. Nos dias 12, 13 e 14/10 o Museu não estará aberto ao público.

Permanência da exposição até 27/10/2017.

Realização MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo em parceria com o MARP.

Apoio ArtQuality Chenue do Brasil.

Informações no MARP (16) 3635 2421 / 3941 0089.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Institutos de pesquisas erram feio em Ribeirão Preto, Franca e mais 55 cidades

Em Ribeirão Preto e capital do estado o ibope, apresentava empate técnico, o que ficou longe do resultado final.

Ribeirão Preto deve ir para fase verde caso o deus de calça justa não mude as regras

Com o novo anormal, qualquer migalha oferecida pelos governantes são motivo de agradecimento.

Congresso de Líderes Cristãos terá uma nova edição com o tema “É tempo de superar”

Nos dias 02 a 05 de dezembro, em dois horários, às 09h da manhã e às 19h30min., terá uma nova edição do  Congresso de...

Aumento de restrições: Golpe armado para um dia após as eleições.

Comitê contra Covid-19 do governo de SP recomendou aumento de restrições.

Crime: Doria diz que vacina chinesa pode ser aplicada mesmo sem aval da Anvisa

O Instituto Butantan não entregou o resultado de nenhuma fase de pesquisa clínica com seres humanos para a Anvisa.