Início Especiais Voluntarios do Sertão Começou a seleção dos profissionais para a 20ª edição do Voluntários do...

Começou a seleção dos profissionais para a 20ª edição do Voluntários do Sertão

Com mais de 1.500 inscritos para este ano, começa hoje o processo de escolha dos profissionais que participarão da 20ª edição do Voluntários do Sertão.

- continua após a publicidade -

Em 2020, o mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão baterá a marca histórica de 20 anos de apoio às regiões carentes do sertão brasileiro. Com as inscrições abertas no final de 2019, mais de 1.500 profissionais se candidataram a voluntários para esta edição.

Anualmente, são selecionadas cerca de 350 pessoas. A montagem das equipes, em quantidade de profissionais de cada área, são estipuladas de acordo com as necessidades da região atendida. A maior parte dos voluntários é formada por médicos, enfermeiros, dentistas e demais profissionais da saúde, mas também há algumas vagas para técnicos, fotógrafos, entre outros.

A expectativa entre os profissionais inscritos é muito grande, mesmo que já tenham participado de outras edições. É o caso do Tiago Morgan – fotógrafo profissional e empresário em Franca – que já participou de 06 edições. “Todos os anos eu me inscrevo para fazer parte do time de voluntários, mesmo já tendo ido em outras edições eu fico na expectativa, a gente nunca sabe se vai ser chamado ou não”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Assim como o Tiago, aproximadamente 1.500 pessoas que se inscreveram no projeto estão na expectativa de receber a qualquer momento um e-mail informando que seu nome está na lista de voluntários selecionados para 2020.

Voluntários do Sertão realizam ultrassom em Poções
Ultrassom / Foto: Alex Roda – Voluntários do Sertão

“É importante destacar que todos os anos mesclados os voluntários selecionados entre novos nomes e outros que já foram em edições anteriores do Voluntários do Sertão. Esta estratégia é importante para sempre convidarmos novos profissionais para atuarem conosco, mas também contando com outros voluntários já com experiência na logística de organização deste mutirão do bem. Pois, organizar esta grande estrutura para oferecer o melhor de cada um de nós durante uma semana de atendimentos, em que realizamos em torno de 40 mil procedimentos, não é nada fácil, mas tem sido possível nesses 20 anos de história”, explica Marta Meire Pereira, Gestora da Organização Voluntários do Sertão.

A edição de 2019 aconteceu no município de Poções (BA), de 27 de abril a 5 de maio, e contou com mais de 350 voluntários, que realizaram mais de 48 mil atendimentos, exames e procedimentos. Este número, somado às edições anteriores, registra a importante marca de mais de 400 mil atendimentos já realizados. Ao todo, mais de 3,5 mil profissionais voluntários já participaram como Voluntários do Sertão.

A ação deste ano acontecerá de 18 a 26 de abril, este período é referente a toda a organização de logística e instalação dos voluntários e montagem dos pontos de atendimentos (que conta com a participação dos voluntários para a organização dos consultórios improvisados).

A cidade que sediará está edição especial ainda não foi selecionada. Os municípios candidatos a receberem o projeto passam por uma criteriosa avaliação. O anúncio da cidade escolhida acontecerá entre fevereiro e março.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para mais informações, acesse o site do Voluntários do Sertão (https://voluntariosdosertao.com.br) e acompanhe também pelo Facebook

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Covid-19: governo anuncia resultado de ensaio clínico com nitazoxanida

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) concluiu o estudo clínico com o uso do medicamento nitazoxanida em pacientes na fase precoce da covid-19

#Fiqueemcasa: 42% dos brasileiros estão com menos dinheiro no bolso

E a narrativa voltara logo após as eleições, enquanto políticos, funcionários públicos tem o salário garantido, mesmo sem trabalhar.

Não falta quase nada para 2020. Fãs fazem episódio com final para ‘Caverna do Dragão’

2020 não é um ano qualquer, até isso rolou. Fãs do desenho animado adaptaram um final para trama e agora o mundo passa a ter um sentido.

Novo: “Quem não tomar vacina não deve frequentar espaços públicos”

João Amoedo, fundador do partido NOVO, defende obrigatoriedade de vacina ou impedimento de frequentar hospitais, ruas. NOVO só no nome.

O disco rígido de Hunter Biden revelou ‘Obsessões por menores’ e drogas

Grave: No Brasil muitos políticos estão presos aos chineses que através destes governam estados e cidades. Esta semana o mundo estremecera com informações vindo dos EU