InícioEspeciaisVoluntarios do SertãoVoluntários do Sertão ultrapassa 48 mil atendimentos em sua 19ª edição, em...

Voluntários do Sertão ultrapassa 48 mil atendimentos em sua 19ª edição, em Poções (BA)

- continua após a publicidade -

A 19ª edição do Voluntários do Sertão atingiu a marca dos mais de 48 mil atendimentos, exames e procedimentos. O evento, que ocorreu entre os dias 29 de abril e 3 de maio em Poções (BA), levou procedimentos médicos, odontológicos e de previdência social à população do município e de pelo menos outras nove cidades do entorno.

Segundo a equipe gestora da organização, os números ainda são parciais – o balanço por especialidade deve ser divulgado nos próximos dias.

Para a gestora da Organização Voluntários do Sertão, Marta Meire Pereira, o resultado foi muito satisfatório, uma vez que a estimativa inicial era chegar aos 35 mil atendimentos.

“Superamos as nossas expectativas e encerramos mais uma edição do Voluntários do Sertão com a sensação de dever cumprido. Agradecemos imensamente toda a equipe de voluntários e todos os nossos parceiros, pois sem eles nada disso seria possível”, afirma.

Segundo o presidente da organização e fundador do projeto, Doreedson Pereira, o Dorinho, os preparativos para a próxima edição do Voluntários do Sertão já começam imediatamente após o encerramento dos trabalhos em Poções.

“Nos despedimos de Poções e já começamos a planejar a edição de 2020. Ao longo de todos estes anos, conseguimos realizar inúmeros atendimentos para as mais variadas vertentes. No entanto, o diferencial está no amor, no acolhimento e no carinho que nossos voluntários oferecem às pessoas que buscam os nossos serviços. Isso faz toda a diferença e faz do Voluntários do Sertão um projeto único”, diz.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Este ano, mais de 1,3 mil pessoas se inscreveram para participar do mutirão de atendimentos. Destes, foram selecionados 350 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, dentistas, advogados, entre outros. Duas aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) levaram os voluntários de Ribeirão Preto (SP) ao sertão da Bahia. Neste domingo (5), os profissionais retornam ao interior de SP.

O mutirão de atendimentos Voluntários do Sertão começou nos anos 2000. De lá para cá, mais de 3,5 mil profissionais já fizeram parte da ação. Juntos, somaram mais de 400 mil atendimentos, exames e procedimentos médicos, odontológicos e sociais.

 

 

Alguns números desta ação:

REFEITÓRIO
Em 8 dias que o refeitório serviu alimentação aos voluntários calcula-se uma média mil refeições diárias. Mais 1.600 lanches diários (lanche da manhã e da tarde / 800 em cada horário).

Diariamente, a cozinha preparava em média 40 quilos de arroz, 30 de feijão, 160 de carne/frango e mais de 60 litros de refrigerante/água. Além disso, soma-se saladas frias, guarnições, legumes e frutas oferecidos em todas as refeições.

TRANSPORTE DOS VOLUNTÁRIOS
(AOS PONTOS DE ATENDIMENTO / REFEIÇÕES / HOSPEDAGEM)
Foram realizadas cerca de 260 viagens de locomoção dos voluntários do local de hospedagem aos pontos de atendimentos, e também nas pausas para as refeições. Nos dias de realização de atendimentos – de segunda a sexta – a média era de 50 viagens por dia, distribuídas em 6 ônibus e 2 vans.

ATENDIMENTOS
Os profissionais voluntários que atuaram nos pontos de atendimentos e exames trabalharam uma média de 60 horas durante o mutirão. Já os pontos de procedimentos cirúrgicos calcula-se pelo menos 72 horas. Todos engajados em atender a maior quantidade de pessoas com carinho e profissionalismo, que são marcas dos voluntários do sertão.

 

FOTOS DIVULGAÇÃO
Fotógrafos desta edição: Alex Roda / Lídia Muradás / Tiago Morgan

Fotografo do portal em Ribeirão : Ludson Aiello

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -