Início Especiais Voluntarios do Sertão Cancelado: Voluntários do Sertão vão até Bom Jesus da Lapa (BA) para...

Cancelado: Voluntários do Sertão vão até Bom Jesus da Lapa (BA) para a 20ª edição do projeto

A próxima edição do mutirão de saúde e social acontecerá de 18 a 26 de abril de 2020, em cidade conhecida como a “capital bahiana da fé.”

- continua após a publicidade -

Em 2020, o mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão baterá a marca histórica de 20 anos de apoio às regiões carentes do sertão brasileiro. Foram mais de 1.500 inscrições de profissionais candidatos a voluntários. A cidade que receberá a edição deste ano é Bom Jesus da Lapa, na Bahia. O município ficou conhecido como capital bahiana da fé, por sua tradicional festa católica, considerada a terceira maior do Brasil.

A ação deste ano acontecerá de 18 a 26 de abril, o atendimento a população da região ocorrerá entre os dias 20 e 25 de abril. Os dias 18 e 19 e 25 é destinado a toda organização de logística e instalação dos voluntários e montagem dos pontos de atendimentos (que conta com a participação dos voluntários para a organização dos consultórios improvisados).

Para a realização do mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão são selecionadas cerca de 350 pessoas, anualmente. A montagem das equipes, em quantidade de profissionais de cada área, é estipulada de acordo com as necessidades da região atendida. A maior parte dos voluntários é formada por médicos, enfermeiros, dentistas e demais profissionais da saúde, mas também há algumas vagas para técnicos, fotógrafos, entre outros.

Equipe do Voluntários do Sertão
Foto: Divulgação

“É importante destacar que todos os anos mesclados os voluntários selecionados entre novos nomes e outros que já foram em edições anteriores do Voluntários do Sertão. Esta estratégia é importante para sempre convidarmos novos profissionais para atuarem conosco, mas também contando com outros voluntários já com experiência na logística de organização deste mutirão do bem. Pois, organizar esta grande estrutura para oferecer o melhor de cada um de nós durante uma semana de atendimentos, em que realizamos em torno de 40 mil procedimentos, não é nada fácil, mas tem sido possível nesses 20 anos de história”, explica Marta Meire Pereira, Gestora da Organização Voluntários do Sertão.

foto arquivo
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A edição de 2019 aconteceu no município de Poções (BA), de 27 de abril a 5 de maio, e contou com mais de 350 voluntários, que realizaram mais de 48 mil atendimentos, exames e procedimentos. Este número, somado às edições anteriores, registra a importante marca de mais de 400 mil atendimentos já realizados. Ao todo, mais de 3,5 mil profissionais voluntários já participaram como Voluntários do Sertão.

BOM JESUS DA LAPA

A cidade é conhecida como “Capital Bahiana da Fé”, por promover a terceira maior festa religiosa católica do Brasil. Situada a quase 800 quilômetros da capital, Salvador.

Bom Jesus da Lapa abriga a primeira maravilha do Brasil, o Santuário do Senhor Bom Jesus. O título foi obtido através de votação nacional.

O grande diferencial entre Bom Jesus da Lapa e as outras cidades da região é o morro em estilo gótico e suas grutas que lhe conferem um clima místico e diferenciado. Segundo o IBGE, em 2009, a população era de 63.508 habitantes. Possui área total de 4148,5 km². Suas atividades econômicas estão baseadas na agricultura, comércio, turismo e pesca. O turismo religioso e a fruticultura irrigada complementam a economia regional.

foto arquivo
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Inicialmente habitada pelo índios tapuias, a região de Bom Jesus da Lapa começou a se fortalecer após instalação de fazendas de gado no território de sertão. A fazenda “Morro” deu origem ao povoado Bom Jesus que oficialmente foi nomeado município de Bom Jesus da Lapa.

O povoamento só tomou impulso com a chegada do português Francisco Mendonça Mar ao local, em 1691. Mendonça Mar, chegou à Bahia em 1679, onde trabalhou como ourives e pintor. Depois, cumprindo penitência,

despojou-se de todos os bens e saiu caminhando pelo sertão, conduzindo uma imagem do Senhor Bom Jesus, até encontrar uma aldeia de índios tapuias, situada entre o morro e o rio. Instalando-se na gruta mais oculta, Mendonça Mar foi encontrado por garimpeiros, que espalharam a notícia da existência de um homem santo que habitava uma gruta. Daí em diante, o morro passou a ser ponto de afluência de peregrinos e aventureiros que ali se estabeleceram, formando o povoado. E foi assim que, à sombra do Santuário do Bom Jesus, a cidade de Bom Jeus da Lapa começou sua existência.

foto arquivo

O Monge construiu junto ao Santuário, um hospital e um asilo para os pobres e doentes, dos quais cuidava. Assim começou a crescer ao lado da Lapa do Bom Jesus um povoado, assumindo o mesmo nome de Bom Jesus da Lapa. Graças às constantes peregrinações que se transformaram em grandes e permanentes romarias de fiéis ao Santuário do Senhor Bom Jesus, o povoado foi se desenvolvendo, transformando-se em vila em 1890, atingindo à categoria de cidade em 1923.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo dados de 2010, é de 0,633, considerado médio pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Ideb 2017 nos anos iniciais da rede pública atingiu a meta e cresceu, mas não alcançou 6,0. Pode melhorar para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado.

Fonte: Site oficial da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa

Arraiá Voluntários do Sertão
Foto: Divulgação

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Eleições 2020: 67 congressistas irão disputar um novo cargo

A cidade de São Paulo é a capital que reúne a maior quantidade de parlamentares na corrida eleitoral

298 candidatos são flagrados recebendo auxílio emergencial

vice-prefeito e prefeito estão recebendo o auxílio emergencial, embora tenham patrimônio acima de R$ 1 milhão. E você ai dizendo que não vota e não se sente culpado(a)

Yom Kipur: Inicia o ano 5781. Você conhece o significado?

Que você seja achado no livro da vida. É um dia marcado por jejum, preces e arrependimento onde o destino de cada judeu é selado. Pedindo perdão ao próximo e a Deus.

Doria retira incentivos fiscais de 70 itens – preços devem aumentar

Na busca pelo aumento da arrecadação depois do #fiqueemcasa, Doria anunciou aumento de impostos que vão entre medicamentos até instituições como APAE e Hemocentro, passando por alimento entre outras areas

Doria deve aumentar imposto sobre herança no Estado de São Paulo

Projeto de Lei nº 250/2020 pretende alterar as regras do imposto sobre a transmissão de bens por herança ou doação, aumentando a tributação de 4% para até 8%