Solenidade na Casa da Cultura lança 23ª edição do Festival Tanabata

0
1100
Foto : Divulgação

O lançamento oficial da 23ª Edição do Festival Tanabata aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 7 de julho, na Casa da Cultura, com a presença do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e um grande número de convidados. O Festival acontece nos dias 14, 15 e 16 de julho, no complexo cultural do Morro do São Bento.

Na solenidade de abertura do evento, a secretária municipal da Cultura, Isabela Pessotti, agradeceu o emprenho da comunidade japonesa e a parabenizou pela organização do festival. Para o presidente da Comissão Tanabata, Teruo Abe, a realização do festival é fundamental na preservação da cultura e das tradições da colônia japonesa.

O prefeito Duarte Nogueira destacou o empenho da administração junto com os coordenadores do Festival Tanabata para que o evento fosse retomado, depois da sua não realização em 2016.

“A Educação forma e a Cultura transforma. O festival traz a irmandade entre culturas diferentes”, destacou o prefeito. “Diz a lenda japonesa que o encontro entre o casal Orthime e Hikoboshi, acontece apenas uma vez por ano, em julho. Nós não poderíamos impedir este encontro”, afirmou.

Também participaram da solenidade de abertura o presidente da Associação Nipo de Ribeirão Preto, Hazime Nakamura, o presidente da Associação Cultural Japonesa, Sandro Sakai, o coordenador cultural do festival, Ênio Uyeta, além do presidente da Câmara Rodrigo Simões, os vereadores Alessandro Maraca, que falou em nome da Câmara e o vereador Fabiano Guimarães, além de secretários municipais.

Após a solenidade oficial de abertura ocorreu a apresentação de danças típicas japonesas. Uma das atrações na solenidade de abertura, além das pipas e origames foi a coleção de bonsai do Secretário Municipal da Administração, Ângelo Pessini Júnior.

60 mil pessoas

Os organizadores do Festival Tanabata esperam a presença de cerca de 60 mil pessoas nos três dias de evento no Morro do São Bento. No local haverá 70 barracas que comercializarão comidas típicas e artesanato japonês. Haverá dois palcos para apresentações artísticas. O palco tradicional, onde deverão ocorrer apresentações de danças típicas e o palco Seinenkai voltado para o público jovem.

Durante os três dias de eventos também haverá exposição de artesanato, e oficinas culturais onde as pessoas poderão aprender a fazer origami, culinária japonesa, pipa modelismo, mangá, bonsai e orinuno.