InícioEspeciaisFestival TanabataSecretaria do Meio Ambiente orienta montagem do Tanabata

Secretaria do Meio Ambiente orienta montagem do Tanabata

- continua após a publicidade -

O tradicional Festival Tanabata, realizado em um dos cartões postais de Ribeirão Preto, o Parque Municipal do Morro de São Bento, está seguindo orientações da Secretaria de Meio Ambiente para organizar a montagem da festa e atender diretrizes ambientais como cuidado com ruídos e descarte de rejeitos.

O Parque Municipal do Morro de São Bento, que receberá o Tanabata no próximo final de semana, entre os dias 6 e 8 de julho, é o ponto mais alto da cidade (519 metros) e sua utilização segue parâmetros ambientais estabelecidos por lei.

A montagem e a infraestrutura do Festival foram planejadas para que o evento não impacte os ecossistemas naturais durante os três dias de festa no complexo cultural que compreende a Casa da Cultura, Teatros de Arena e Municipal e as praças do entorno.

A pedido da organização do 24º Festival Tanabata, sob orientação da Secretaria Municipal da Cultura, foi elaborado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente um documento que preconiza medidas para garantir que o evento fique em conformidade com os padrões legais. Na lista de ações sustentáveis estão o cuidado com a emissão de sons e ruídos, o direcionamento das águas residuais para a rede coletora de esgoto e o manejo adequado do óleo de cozinha, que deve ser acondicionado e corretamente destinado.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para cuidar dos resíduos sólidos (lixo convencional e material reciclável), uma equipe do Projeto Catasonho será designada ao evento. De acordo com Kelly Cristina da Silva, que vai coordenar aproximadamente 10 catadores, a atuação no 24º Festival Tanabata está muito próxima daquilo que é desenvolvido no dia a dia deles: coletar, triar e vender materiais recicláveis.

O Projeto Catasonho visa melhorar a qualidade de vida do catador, tirando-o da informalidade, e é coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, tendo a FEA-USP como parceira. “Com essa iniciativa, o catador conquistará benefícios como renda financeira e, principalmente, a autoestima”, ressalta.

Além da preocupação ambiental, das decisões sobre as atrações artísticas nos dois palcos, dos mais de 60 expositores confirmados, da ampla oferta gastronômica e das oficinas culturais, o 24º Festival Tanabata investe também na comodidade dos visitantes. Nesse quesito, uma das novidades é o contêiner sanitário. O módulo habitacional, como também é conhecido esse tipo de banheiro, comporta até sete usuários.

Serão quatro unidades presentes no festival, possibilitando que 28 pessoas utilizem a estrutura ao mesmo tempo. A empresa fornecedora do serviço garantirá a manutenção e a limpeza do equipamento que, segundo ela, oferece o mesmo conforto de um banheiro de alvenaria convencional.

O constante aprimoramento do festival, famoso por receber milhares de pessoas num único final de semana, é assegurado por medidas atualizadas de segurança, como as do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que afere a segurança levando em consideração a lotação máxima do evento.

Outro item verificado com sucesso é o modelo de fornecimento do gás de cozinha para expositores. A padronização implantada há alguns anos facilitou a utilização do GLP, o que agregou ainda mais segurança.

Outra aposta para um futuro próximo é o aumento do número de visitantes que vêm à festa por meio de “carona amiga” ou via corrida contratada por aplicativo de mobilidade. Sendo assim, o Tanabata disponibilizará marcações de dois pontos VENUES para que os motoristas localizem por GPS e possam oferecer um desembarque tranquilo aos seus passageiros.

Serviço
24º Festival Tanabata (entrada gratuita)

Data: 6, 7 e 8 de julho
Local: Morro de São Bento
Realização: Associação Cultural Japonesa e Associação Nipo-Brasileira
Apoio Cultural: Secretaria Municipal da Cultura

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Tenda Árabe: Um Sabor da Tradição Oriental no Mercadão Municipal

No coração do Mercadão Municipal, em meio ao burburinho das compras e aromas irresistíveis, a Tenda Árabe convida você a embarcar em uma jornada gastronômica pelos sabores autênticos do Oriente Médio.

AGRISHOW: São muitas novidades a começar pelo acesso e Inteligencia Artificial

A feira ocorrerá no Km 321 da Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira, em Ribeirão Preto. Programe-se, lei as informações

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras
- PUBLICIDADE -