Os interessados em expor no 24º Festival Tanabata, edição 2018, deverão se inscrever no processo seletivo para locação de espaços, de 12 de março a 27 de abril. As inscrições serão analisadas e selecionadas por uma comissão indicada pela organização do evento. A ocupação de espaço no evento será feita por meio de locação, permuta ou parceria, conforme acordo prévio com a organização do Festival.
Para concorrer no processo seletivo, o expositor deverá inscrever-se via Formulário de Inscrição. Após a seleção, a Comissão Organizadora entrará em contato com o expositor via e-mail ou telefone, informando seu número definitivo de inscrição. Para a confirmação definitiva da inscrição, o expositor deverá, no dia 11 de maio, efetuar pagamento de 50% (cinquenta por cento) da taxa de locação para garantir a vaga. Reiterando que a parcela não será devolvida em caso de desistência.
Deveres e obrigações dos expositores
Cabe aos expositores do festival:
– respeitar o Regimento Interno do Festival Tanabata e o público em geral;
– apresentar documentos, atestados, autorizações e adequação de equipamentos toda vez que for solicitado pelos órgãos de fiscalização (Bombeiros, Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal) e Comissão Organizadora do Tanabata;
– para os expositores que forem manipular alimentos, será exigida a apresentação de carteira de saúde, fiscalizada pela vigilância sanitária.
Festival Tanabata
O Festival Tanabata é uma das mais belas manifestações do folclore japonês. Sua origem data de 1.300 anos e baseia-se numa lenda chinesa nascida há mais de 4.000 anos. A festa foi introduzida no calendário oficial de eventos da cidade desde 1994 e tem como objetivo estreitar as relações entre a colônia japonesa e a comunidade em geral, ao mesmo tempo em que desperta e reforça o interesse da sociedade na formação e transferência do conhecimento desta cultura milenar.
Através das suas várias manifestações artísticas: danças folclóricas, música e seus delicados instrumentos (shamizen, shakura, etc.), artes marciais, tambores japoneses (taiko), canto (karaokê), artes plásticas (pintura, origami, kirigami, etc), arranjos florais (Ikebana), cultivo de árvores em miniaturas (Bonsai) há o fortalecimento da cultura de um povo aos seus descendentes estimulando a formação de uma sociedade Nipo-Brasileira fortemente alicerçada na Educação e na Cultura.
Na cultura japonesa temos vários conceitos ao nosso alcance para orientar o estilo de vida ocidental com os ensinamentos de um povo discreto e disciplinado. O Tanabata, festa tradicional no Japão, reflete este reconhecimento. A cada ano que passa atrai mais pessoas interessadas em conhecer e, sobretudo vivenciar essa sabedoria e é esta mistura de aprendizados que se faz cada ano melhor a experiência de proporcionar três dias de tradição e de reflexão ao público que prestigia o Festival e um futuro aprimoramento e construção de novos saberes.
O evento é aberto ao público, com entrada gratuita e uma excelente oportunidade de encontro com a tradição japonesa, sua culinária exótica, shows de dança, shows de Taikô (tambores japoneses) músicas tradicionais, oficinas de mangá, origami, bonsai e pipas, e exposições de artes plásticas e uma variedade de objetos e produtos japoneses.
Serviço
Realização: Associação Cultural Japonesa e Associação Nipo-Brasileira
Apoio Cultural: Secretaria Municipal da Cultura
Data: dias 06, 07 e 08 de julho