O lançamento oficial da 24ª edição do Festival Tanabata aconteceu na noite da última sexta-feira, 29 de junho, na Casa da Cultura, com a presença do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e um grande número de convidados. O festival será realizado nos dias 6, 7 e 8 de julho, no complexo cultural do Morro do São Bento.
Na solenidade de abertura, a secretária municipal da Cultura, Isabela Pessotti, agradeceu o empenho da comunidade japonesa e a parabenizou pela organização do festival. Para o presidente da Comissão Tanabata, Teruo Abe, a realização do festival é fundamental na preservação da cultura e das tradições da colônia japonesa, que neste ano comemora 110 da imigração japonesa ao Brasil.
“Este festival é de enorme importância para a nossa história, ainda mais nesta edição comemorativa. É uma tradição centenária de compromisso com a cidade. O Tanabata permeia parte da história da nossa Ribeirão. Que este festival perpetue e continue semeando estes encantos orientais”, avaliou a secretária municipal da Cultura.
O prefeito Duarte Nogueira destacou o empenho da administração junto aos coordenadores do Festival Tanabata para que o evento fosse realizado pelo segundo ano consecutivo, sem interrupção. “Neste ano, acredito que pela capacidade de trabalho, esforço e o êxito da edição do ano passado, com certeza será o maior festival de toda a sua história”, destacou o chefe do Executivo.
Nogueira ainda disse que a perpetuação e a manutenção deste festival é uma forma de gratidão aos japoneses que se estabeleceram no território brasileiro há mais de 100 anos. “Ribeirão Preto já é outra cidade após o festival do ano anterior, desafios foram superados, conquistas foram atingidas e ainda temos muitas realizações para alcançar, a fim de melhorar cada vez mais a nossa cidade”, acrescentou o prefeito.
Também participaram da solenidade de abertura o presidente da Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto, Silvio Sakamoto, o presidente da Associação Cultural Japonesa, Antonio Carlos Shimano, o presidente da Comissão Organizadora do festival, Teruo Abe, além do vereador Rodrigo Simões e secretários municipais.
Após a solenidade oficial de abertura ocorreu a apresentação de danças típicas japonesas.
70 mil pessoas
Os organizadores do Festival Tanabata esperam a presença de cerca de 70 mil pessoas nos três dias de evento no Morro do São Bento. No local haverá dezenas de barracas que comercializarão comidas típicas e artesanato japonês, além das apresentações artísticas.