De forma geral, a principal característica da estação é a grande redução da frequência e do volume de chuva na maior parte do país.
No Sudeste e no Centro-Oeste e também em estados como Rondônia e Acre, outono significa chuva parando, ar secando e a chegada das primeiras massas ar bastante frios.
Outono na Região Sudeste, como é normal, a expectativa é de que as chuvas diminuam e a atmosfera fique mais seca, mais estável. Apesar disso, abril e maio ainda são de chuvas acima da média em partes importantes da Região Sudeste. Nesses dois meses, a chuva ainda deve ficar acima da média por exemplo na faixa centro-leste do estado de São Paulo, que abrange a capital, e no estado do Rio de Janeiro.
Brasil pode ter ondas de frio já na segunda quinzena de abril
Tendência foi apontada por centro de meteorologia dos EUA, que mantém previsão de não ocorrência dos fenômenos El Niño e La Niña
O Sudeste passará por dois extremos, de acordo com o centro de meteorologia.
O centro-sul de São Paulo terá tempo mais firme, mais parecido com o Sul do Brasil.
Já Espírito Santo, norte de São Paulo e Minas Gerais terão chuva generalizada e volumosa, a exemplo do Nordeste. Isso acontece porque, sem bloqueios atmosféricos no oceano Pacífico, as frentes frias consigam rumar naturalmente ao longo da costa da Bahia.
veja mais: