InícioSaúdeOutono exige cuidados com a saúde do corpo e da pele

Outono exige cuidados com a saúde do corpo e da pele

- continua após a publicidade -

Redução gradativa da temperatura, menor umidade do ar e noites mais longas. Essas são as principais características que acompanham o outono, estação que se prolonga até o mês de junho. As mudanças climáticas costumam propiciar o aparecimento de doenças sazonais e entre as mais comuns estão as respiratórias.

 

Renata Ferraz, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Ribeirão Preto, menciona alguns cuidados que podem ser tomados para diminuir o impacto da estação:

 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Mantenha sempre o corpo hidratado, pois, com o clima seco, o consumo de líquidos é fundamental. O ideal é beber, pelo menos, dois litros de água por dia. E não se engane, a queda de temperatura reduz a sede e proporciona a falsa impressão de hidratação.

 

Evite lugares muito fechados ou aglomerações de pessoas. Essas situações criam ambientes favoráveis para a disseminação de doenças virais.

 

Mantenha a vacinação em dia. Nada de deixar para depois ou achar que a imunização não é necessária.

 

Cubra a boca com um lenço quando tossir ou espirrar, evitando contato com as mãos.

 

Higienize as mãos com frequência. Dessa forma, evitará o acumulo de microrganismos. Quando possível, leve consigo um frasco pequeno de álcool 70% em gel.

 

Alimente-se de maneira balanceada, tentando ingerir o máximo de alimentos que possam fortalecer o sistema imunológico.

 

Pele e cabelo também pedem cuidados!

 

A mudança de estação ainda traz prejuízos para a pele. O ar seco e as alterações na produção do suor e da oleosidade propiciam o ressecamento da epiderme. Ariane Costa, docente da área de estética e beleza do Senac, explica que há muitas doenças ocasionadas pela alteração climática e que merecem atenção especial. “As dermatites, que podem causar coceiras, vermelhidão, espessamento e descamação da pele em várias regiões do corpo, estão entre as enfermidades que assombram as pessoas de todas as idades”, aponta.

 

Além disso, a especialista diz que a psoríase, doença não contagiosa, de origem desconhecida, mas que se acredita que seja desencadeada por fatores emocionais, e a rosácea, inflamação vascular crônica da pele, tendem a agravar-se no outono e inverno. “A rosácea atinge principalmente adultos. Nota-se o aparecimento de vasinhos na pele, eritema, pápulas e pústulas, fazendo com que, erroneamente, se confundam com a acne”, afirma Ariane.

 

Então, para quem deseja passar pelo outono sem levar lembranças na aparência, a docente também preparou algumas dicas:

 

Evite banhos muito quentes, pois desidratam a pele e o cabelo.

 

Cuidado com o excesso de sabão e esfoliação da pele durante a estação, pois removem a hidratação natural da derme.

 

– Após o banho, utilize hidratante específico para o rosto e outro para o corpo. Afinal, cada área exige um cuidado diferente.

 

Não esqueça dos lábios, eles também sofrem rachaduras e precisam de cuidados. Manteiga de cacau é sempre uma boa pedida para mantê-los saudáveis.

 

Hidrate as cutículas após lavar as mãos ou depois de períodos longos de contato com a água. O ideal é evitar retirá-las, pois são a proteção das unhas.

 

Serviço:

 

Local: Senac Ribeirão Preto
Endereço: Av. Capitão Salomão, 2133, Jardim Mosteiro – Ribeirão Preto/SP
Mais informações: www.sp.senac.br/ribeiraopreto

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

STF julga liberação de crininosas para prender manifestantes de 8 de janeiro

Vão soltar criminosas para sobrar lugar para prender senhoras que se manifestavam dentro da constituição e acreditaram em um capitão e alguns generais

As críticas do New York Times a Moraes

O jornal norte-americano New York Times voltou a falar sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma reportagem publicada neste domingo, 22,...

5 depredações da esquerda contra o patrimônio público

“Nunca vocês leram alguma notícia sobre um movimento ou partido de esquerda invadir o Congresso Nacional, a Suprema Corte ou o Palácio do Planalto”,...

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...
- PUBLICIDADE -