A geração de 2 mil empregos durante as obras do Residencial Vida Nova Ribeirão, que numa primeira etapa terá 2.440 casas para a população de baixa renda na região norte da cidade, foi objeto de convênio assinado entre a Secretaria do Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e a Construtora Pacaembu, com anuência da Prefeitura Municipal. Esse convênio prevê prioridade de emprego a moradores de Ribeirão Preto, conforme solicitação formalizada pelo prefeito Duarte Nogueira durante o lançamento, em abril deste ano, que deve gerar mais de 6 mil empregos indiretos. O projeto global prevê a construção de 6.991 unidades habitacionais. As obras da primeira etapa começam no próximo mês.
Ao assinar o documento nesta quinta-feira, dia 11 de maio, no Palácio Rio Branco, o prefeito Nogueira recebeu uma condecoração denominada “Time do Emprego”, tendo em vista a atuação do município este ano quanto à geração de empregos. Ribeirão Preto figura num ranking da Sert, onde das 800 pessoas qualificadas para reinserção no mercado de trabalho em todo o estado de São Paulo, 500 são deste município.
“Criar condições para gerar empregos com base numa racionalidade funcional, que leva em conta a proximidade da casa e do local de trabalho e também oferecer cursos de qualificação para a população, como o curso gratuito da construção civil, com inscrições abertas no Fundo Social de Solidariedade é um de nossos maiores desafios”, destacou Nogueira durante a solenidade.
Também teve a participação do presidente da Cohab-RP, Edsom Ortega, o coordenador regional da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Ismael Colosi, o presidente da Câmara, Rodrigo Simões, o secretário municipal de Turismo, Edmilson Domingues, a gerente da Construtora Pacaembu, Jaqueline Fernandes, e o vice presidente Wilson de Almeida Junior, além de vários vereadores e autoridades convidadas.
O convênio prevê que as vagas de emprego estarão disponíveis em até 45 dias e serão divulgadas pelo PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador), que funciona no Poupatempo, na avenida Presidente Kennedy, nº 1500.
A geração de empregos também foi abordada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Simões. “Executivo e Legislativo sempre estarão trabalhando em conjunto quando o objetivo visa o bem estar da população”, salientou.
O combate ao desemprego foi observado ainda pelo presidente da Cohab-RP, Edsom Ortega, e pela gerente da Pacaembu, Jaqueline Fernandes, além do secretário municipal de Turismo, que fez uma explanação sobre a política do setor, com ênfase para a geração de postos de trabalho.
Por fim, o prefeito encerrou a solenidade destacando a marca de 14 milhões de desempregados no país como um indicativo extremamente negativo e que deve ser combatido por todos. Falou sobre sua disposição de investir no Distrito Empresarial de Ribeirão Preto como um fator de geração de emprego e renda.