InícioCidadesBosque/Zoo Fábio Barreto recebe Macaco-aranha-de-cara-vermelha

Bosque/Zoo Fábio Barreto recebe Macaco-aranha-de-cara-vermelha

- continua após a publicidade -

O Bosque e Zoológico Fábio Barreto recebeu um novo habitante.

bosque_macaco_aranha_01062016carlosnatal8060Haj, um exemplar macho de Macaco-aranha-de-cara-vermelha, recém chegado do Zoológico de Americana e que passa pelo processo de pareamento com a fêmea Maya que está no Zoo desde 2009.
De acordo com o zootecnista Alexandre Carvalho Gouvêa, chefe do Bosque/Zoo Fábio Barreto, ambos passaram por um período de adaptação.

“Nesse período de adaptação foram feitos exames para comprovar que o casal está em excelente estado de saúde, a fim de iniciar mais um importante trabalho da nossa instituição, a reprodução desta espécie ameaçada de extinção, devido à caça predatória, instabilidades climáticas na região e desmatamento das florestas onde vivem”.

O Macaco-aranha-de-cara-vermelha, também nomeado como quatá (coatá), praticamente privado do polegar, tem uma enorme capacidade e habilidade com a cauda, que funciona com a força e a agilidade dos outros membros, podendo ser considerada uma quinta mão.

A espécie que habita a floresta Amazônica ocupando quase sempre a copa das árvores, raramente descendo para se alimentar, possui uma cauda pênsil utilizada para locomoção e equilíbrio.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os machos da espécie possuem um chamado que pode ser ouvido a cerca de 500 metros pelos outros, sendo utilizado para alertas de predadores e localização de alimentos.

bosque_macaco_aranha_01062016carlosnatal8143Eles se alimentam de mel, frutas, folhas novas e outras partes de árvores e plantas.
Os grupos da espécie têm de 15 a 18 membros.
As fêmeas, após oito meses de gestação, têm apenas um filhote por ano, que é totalmente dependente até os 10 meses.
Essa espécie de macaco mede, em média, 60 centímetros e o peso fica em torno de 8 kg com as fêmeas sendo menores que os machos.

“Para o PIEA – Programa Integrado de Educação Ambiental –, uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, a possibilidade de trabalhar com espécies ameaçadas de extinção que habitam um dos biomas mais importantes do planeta, é extremamente importante”,

finaliza Gouvêa.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🌈🎉 ONG Arco-Íris Completa 20 Anos de Luta em Defesa da Comunidade LGBTQIAP+ 🎉🌈

Criada há duas décadas para defender os direitos e a dignidade da comunidade LGBTQIAP+ de Ribeirão Preto, a ONG Arco-Íris celebra um marco histórico neste ano.

🔥🚀 Região de Ribeirão Preto, SP, tem vagas de emprego 🔥🚀

Nesta segunda-feira (15), uma miríade de oportunidades está à disposição dos trabalhadores que buscam uma colocação no mercado.

Tudo sobre a Agrishow 2024: A maior feira agrícola da América Latina em foco!

A Agrishow 2024 é imperdível para quem quer estar à frente do futuro do agronegócio!

Tudo sobre a Série A do campeonato brasileiro de 2024 é disputada por vinte clubes em dois turnos.

A Série A de 2024 é disputada por vinte clubes em dois turnos. Em cada turno, todos os clubes jogam entre si uma única vez. Os jogos do segundo turno serão realizados na mesma ordem do primeiro, apenas com o mando de campo invertido.

🔥⚽ Liverpool vs Crystal Palace: Onde Assistir ao Vivo, Horário, Palpites e Prováveis Escalações do Jogo da Premier League ⚽🔥

O Liverpool enfrenta o Crystal Palace em uma partida crucial pela Premier League, buscando manter suas esperanças de título. O jogo acontece neste domingo (14), às 10h (de Brasília), com transmissão exclusiva no Star+.
- PUBLICIDADE -