Início Cidades Bosque/Zoo Fábio Barreto recebe Macaco-aranha-de-cara-vermelha

Bosque/Zoo Fábio Barreto recebe Macaco-aranha-de-cara-vermelha

- continua após a publicidade -

O Bosque e Zoológico Fábio Barreto recebeu um novo habitante.

bosque_macaco_aranha_01062016carlosnatal8060Haj, um exemplar macho de Macaco-aranha-de-cara-vermelha, recém chegado do Zoológico de Americana e que passa pelo processo de pareamento com a fêmea Maya que está no Zoo desde 2009.
De acordo com o zootecnista Alexandre Carvalho Gouvêa, chefe do Bosque/Zoo Fábio Barreto, ambos passaram por um período de adaptação.

“Nesse período de adaptação foram feitos exames para comprovar que o casal está em excelente estado de saúde, a fim de iniciar mais um importante trabalho da nossa instituição, a reprodução desta espécie ameaçada de extinção, devido à caça predatória, instabilidades climáticas na região e desmatamento das florestas onde vivem”.

O Macaco-aranha-de-cara-vermelha, também nomeado como quatá (coatá), praticamente privado do polegar, tem uma enorme capacidade e habilidade com a cauda, que funciona com a força e a agilidade dos outros membros, podendo ser considerada uma quinta mão.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A espécie que habita a floresta Amazônica ocupando quase sempre a copa das árvores, raramente descendo para se alimentar, possui uma cauda pênsil utilizada para locomoção e equilíbrio.

Os machos da espécie possuem um chamado que pode ser ouvido a cerca de 500 metros pelos outros, sendo utilizado para alertas de predadores e localização de alimentos.

bosque_macaco_aranha_01062016carlosnatal8143Eles se alimentam de mel, frutas, folhas novas e outras partes de árvores e plantas.
Os grupos da espécie têm de 15 a 18 membros.
As fêmeas, após oito meses de gestação, têm apenas um filhote por ano, que é totalmente dependente até os 10 meses.
Essa espécie de macaco mede, em média, 60 centímetros e o peso fica em torno de 8 kg com as fêmeas sendo menores que os machos.

“Para o PIEA – Programa Integrado de Educação Ambiental –, uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, a possibilidade de trabalhar com espécies ameaçadas de extinção que habitam um dos biomas mais importantes do planeta, é extremamente importante”,

finaliza Gouvêa.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Torcida é liberada nos estádios do Rio

O decreto cita o retorno das torcidas nos estádios em países como Rússia, Dinamarca e Suíça para embasar a liberação.

Congresso de Líderes Cristãos – CLF terá mais uma edição para países que falam o idioma português

O preletor será o Pastor sul-coreano Ock Soo Park, o seminário terá também a participação de lideranças cristãs da américa do sul e central e haverá tradução simultânea.

Sessões de cinema drive-in realizadas em Jardinópolis ampliou corrente de solidariedade

Evento que marcou a chegada da Weclix na cidade e aconteceu em prol do Projeto de Equoterapia do Haras Manoel Leão e do Fundo Social de Solidariedade de Jardinópolis, também beneficiou o Cantinho do Céu

Triumph anuncia primeiras ações concretas do inédito projeto “Women For The Ride”

O anúncio foi realizado por Karina Simões, Embaixadora da Triumph no Brasil, em parceria com o Comitê Feminino da empresa.

Setembro termina quente e outubro começa um forno

A frente fria já se afastou e é o ar seco e quente que está ganhando força novamente sobre o Brasil. A temperatura está em elevação.