InícioCidadesApenas 2,8% da população em Ribeirão usa Bicicleta

Apenas 2,8% da população em Ribeirão usa Bicicleta

- continua após a publicidade -

Estudo de mobilidade ur­bana feito pela Empresa de Trânsito e Transporte de Ri­beirão Preto (Transerp) con­firma que apenas 2,8% dos deslocamentos das pessoas, para trabalhar ou estudar, são feitos com bicicletas.
O núme­ro pequeno está diretamente relacionado à falta de estru­tura do município para incen­tivar o transporte alternativo e a integração com os ônibus.

Dados da própria Tran­serp confirmam que, atu­almente, a cidade possui menos de 6 km de ciclovias:
3,5 km na Via Norte, entre as Avenidas General Euclydes Figueiredo e Antonio e He­lena Zerrener, bem como 2,1 km à Avenida Henry Nestlé. Aos domingos, a ciclofaixa, também com 6km, interliga os Parques Prefeito Luiz Ro­berto Jábali e Dr. Luis Carlos Raya, através da Avenida Maurílio Biagi, das 7 às 13h.

Segundo Fernando An­tunes, gerente de Planeja­mento e Projetos da Transerp, com os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC da Mobilidade), será pos­sível implantar mais 30 km de ciclovias nas avenidas Antonia Mugnato Marincek; Costábile Romano; do Café; Luzitana; Presidente Kennedy; Recife; Rio Pardo e Thomaz Alberto Whately, Caramuru e na in­terligação da Via Norte com o Distrito Empresarial.

”Já temos dois paraciclos (estacionamentos para bi­cicletas) na Estação Central e no Ribeirão Shopping. Com a ampliação, temos projeto para mais estas áreas que vão permitir que as pessoas an­dem um trecho de bicicleta e peguem o ônibus, depois o ca­minho inverso. O uso da bici­cleta como meio de transporte é conceito novo no Brasil, que aos poucos vai sendo amplia­do, temos projetos em anda­mento e futuros”,

comentou.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O gerente, que já traba­lhou na mesma área na ca­pital paulista, ressalta que é meta da Transerp incentivar o uso da bicicleta no municí­pio, como opção sustentável e segura de deslocamento.

”Todos os novos bairros e loteamentos são obrigados a implantar suas ciclovias desde 2010. Mas há desafios como a Avenida Meira Júnior ou a Francisco Junqueira onde a criação da ciclovia de­pende de estudos e adapta­ções, além das interligações”,

concluiu Antunes.

Dados da organização não governamental (ONG) ”Vá de Bike” destacam que a Holanda é o país onde mais se usa bicicleta como meio de transporte no mundo. Praticamente metade da população de Amsterdã re­aliza seus deslocamentos com bicicleta, em mais de 20 mil quilômetros de ciclo­vias espalhadas pelo país.
O Brasil, quinto maior país do mundo, tem menos de mil quilômetros de ciclovias.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Tudo sobre a Agrishow 2024: A maior feira agrícola da América Latina em foco!

A Agrishow 2024 é imperdível para quem quer estar à frente do futuro do agronegócio!

Tudo sobre a Série A do campeonato brasileiro de 2024 é disputada por vinte clubes em dois turnos.

A Série A de 2024 é disputada por vinte clubes em dois turnos. Em cada turno, todos os clubes jogam entre si uma única vez. Os jogos do segundo turno serão realizados na mesma ordem do primeiro, apenas com o mando de campo invertido.

🔥⚽ Liverpool vs Crystal Palace: Onde Assistir ao Vivo, Horário, Palpites e Prováveis Escalações do Jogo da Premier League ⚽🔥

O Liverpool enfrenta o Crystal Palace em uma partida crucial pela Premier League, buscando manter suas esperanças de título. O jogo acontece neste domingo (14), às 10h (de Brasília), com transmissão exclusiva no Star+.

🚨🔥 Israel: Noite de Terror para Judeus Após Ataques do Irã 🔥🚨

Israel enfrenta uma noite de terror após uma série de ataques perpetrados pelo Irã. O governo de Teerã lançou uma ofensiva com 300 drones equipados com mísseis contra o Estado judeu

🌟 Davi, Primeiro Finalista do BBB24, Revela Sua Jornada no Reality: “Sofri Pra Caramba” 🌟

O Big Brother Brasil 24 chega ao fim na próxima terça-feira, dia 16 de abril de 2024!
- PUBLICIDADE -