Nesta sexta (10), é previsto que uma “Lua cheia do lobo” tome o céu durante a noite. O fenômeno acontece quando a Lua está localizada no lado oposto da Terra como o Sol, o que significa que a sua face estará totalmente iluminada.
Para as primeiras tribos dos nativos americanos, essa Lua cheia era conhecida como “Lua cheia do lobo” porque essa era a época do ano em que grupos de lobos uivavam perto das suas casas.
Em geral, o eclipse lunar não é facilmente perceptível a olho nu. No caso do eclipse penumbral, será necessário usar instrumentos específicos, como um telescópio.
Desta vez, somente alguns países da Ásia, África e Europa estão na zona onde será possível fazer a observação. No Brasil, o alinhamento ocorrerá durante o dia e por isso não será possível acompanhar.
Passamos por um período intenso, poderoso e importante.
O céu nos pede mais consciência, em nome de curas e transformações profundas. Nesta sexta-feira, 10/01, teremos um eclipse lunar com a Lua cheia no eixo Câncer/Capricórnio. O auge do eclipse será às 16h11 (horário de Brasília).
Estejamos atentos aos temas que surgem no período. Esse eclipse pode ativar velhas questões emocionais, familiares e pessoais (Câncer) para que sejam resolvidas e liberadas, em nome de novas metas, empreendimentos e até mesmo carreira e profissão (Capricórnio). É tempo de perceber o que não funciona mais, o que nos trouxe até aqui e o que deve ser feito para que sigamos em frente com mais consciência e clareza.
Com a Lua cheia as emoções transbordam, muitas situações chegam ao clímax. Além disso, os eclipses nos levam a mudanças. Num eclipse lunar a sombra da Terra encobre a Lua, que representa os condicionamentos emocionais trazidos do passado. A luz do Sol prevalece. Por isso os condicionamentos ficam mais baixos, fica mais fácil abandonar antigas crenças, preconceitos, mágoas e rancores do passado. Velhas pendências podem ressurgir e com objetividade podemos resolvê-las de vez. Nossos olhos se voltam para o futuro, para novos caminhos e projetos de vida.
Este é o X da questão: caso algo não esteja funcionando dentro de um relacionamento, do trabalho ou da família, agora é a hora de olhar mais profundamente pra essas questões. Trazê-las para a luz da consciência (Sol). Muitos insights entram em pauta, podemos ganhar clareza sobre muitas situações. Vamos nutrir nossa conexão com a consciência universal, trabalhar (novamente) em nossas emoções destrutivas, liberar tudo o que não mais serve ao amor e aos ideais mais elevados.
Portanto, o que nos tolhe, atravanca o crescimento, o que já está desgastado e não condiz com nossa consciência deve ser abandonado para dar lugar a oportunidades mais satisfatórias e promissoras. Vale repetir: esta é uma excelente oportunidade de encerrar o que não tem mais sentido em nossas vidas. Estejamos todos cientes de questões inacabadas ou não resolvidas que pedem por desfechos, diagnósticos e curas.
SATURNO + PLUTÃO
Saturno e Plutão participam do eclipse, vão formar conjunção exata no dia 12.
É um acontecimento marcante: não se pode mais adiar a conscientização e a transformação. O eclipse afeta a todos, principalmente aqueles que estão em posições de poder e autoridade. O eclipse acelera o processo de fatos que já estavam latentes, na iminência de ocorrer. Velhas estruturas podem ruir.
Precisamos aprender a respeitar os limites do planeta, a nos responsabilizar
Ao invés de projetar culpados e alimentar disputas, o melhor é voltar o olhar para nós mesmos. Mergulhar mais fundo em nossas questões pra que possamos voar mais alto depois. Por mais difícil que possa parecer, estes desafios trazem um grande potencial recompensador.
A dica é desacelerar, meditar mais, observar a respiração. Respirar profundamente com consciência também nos permite lidar com pensamentos e medos irracionais. Aos poucos, respostas e resoluções surgem, mesmo que seja necessário pedir ajuda. Outra dica: vamos nos cercar de pessoas queridas, de coisas, ideias e ideais que amamos. Com a Lua em Câncer, o acolhimento é importante para nos trazer força e apoio, para nos ajudar a passar por qualquer metamorfose.
Para refletir:
– Tenho clareza de metas?
– Meus propósitos estão alinhados com as necessidades coletivas?
– Sei perseverar?
– Sei expressar meu poder na carreira?
– Estou aberto para transformar o que for preciso em nome dos meus ideais?
– Esse poder está alinhado com minha essência?
É tempo de nos responsabilizarmos por nossas vidas e pelo planeta. Situações que não mais se sustentam devem ser deixadas para trás. Os efeitos de uma eclipse podem durar meses! É como uma pedra lançada na água, que cria ondas de cada vez mais amplo efeito.
Deixo dicas para quem gosta de Astrologia:
Obtenha seu mapa natal com sua data de nascimento, hora e local. Um ótimo software online gratuito está no astro.com (gosto muito deste site da Lis Greene). Aqui neste vídeo explico como calcular o mapa lá no site. Pra quem conhece seu mapa: caso tenha planetas em torno de 18-23° em signos cardinais (Áries, Câncer, Libra, Capricórnio) podem intuir com mais intensidade essas transformações e limpezas. É como uma pedra lançada na água, que cria ondas de cada vez mais amplo efeito.
Passo 1 – Seu Sol Natal
Em primeiro lugar considere o seu signo solar, pois o Sol simboliza o propósito consciente desta vida. Reflita sobre como você pode estar sendo desafiado a desenvolver seu propósito de uma maneira mais integrada com o arquétipo do seu signo solar.
Passo 2 – A Casa em que o eclipse cai no Seu Mapa de Natal
O eclipse lunar acontece a 20 graus de Câncer. Localize qual casa esta no seu mapa natal e considere qual mudança está sendo requerida nesta casa e na casa oposta, onde está o Sol.
1ª Casa – autoestima, autoconhecimento, independência, instintos, identidade
2ª Casa – autossuficiência, dinheiro, valores, segurança
3ª Casa – comunicação, aprendizagem, estudos, irmãos, intercâmbios
4ª Casa – segurança emocional, integridade, lar, família
5ª Casa – criatividade, coragem, filhos, lazer, romance
6ª Casa – trabalho, serviço, hábitos, saúde, cura
7ª Casa – cooperação, parcerias, relacionamentos, acordos
8ª Casa – empoderamento, recursos compartilhados, sexualidade
9ª Casa – ensino superior, crenças, viagens, novos horizontes
10ª Casa – ambição, autoridade, carreira, imagem pública
11ª Casa – amigos, redes, projetos humanitário, aspirações de longo prazo
12ª Casa – retiro, autorreflexão, transcendência, inconsciente, liberação
Passo 3 – Planetas afetados pelo Eclipse Solar
Se você tiver planetas ou ângulos em torno de 18 a 23 graus dos signos cardinais (Câncer, Capricórnio, Áries ou Libra), isso será mais fortemente impactado pelo Eclipse Lunar.
O que esses planetas simbolizam pode se tornar mais significativo ou desafiador durante a época do eclipse. Se você puder encontrar formas de se reorientar para uma nova dinâmica de como você expressa ou integra os temas do planeta, uma renovação e evolução se tornam possíveis nos próximos 6 meses.
Sol – propósito, personalidade central, expressão do ego, imagem pública
Lua – padrões emocionais, sensação de pertencer, emoções, lar, família, mãe
Mercúrio – ser ouvido, ter voz, a maneira de se comunicar
Vênus – conviver com os outros, sentir-se amado / não amado, valores, parceiros
Marte – instinto, defensividade, agressão, independência
Júpiter – Expansão, abundância, liberação, novos horizontes
Saturno – autoridade (interna e externa), responsabilidade, maestria
Urano – inovação, libertação, experimentação
Netuno – despertar da negação, espiritualidade, rendição
Plutão – empoderamento pessoal, metamorfose, obsessões
Ascendente/Descendente – independência / autonomia vs parceria / eu e os outros
Meio do Céu/FC – self privado, lar, segurança versus self público, carreira, autoridade