No próximo dia 26, o “Dança Bacana” levará ao palco do Teatro UniSEB de Ribeirão Preto o espetáculo de dança “Volta ao Mundo”. A apresentação, que será protagonizada pelas 200 crianças beneficiadas pela iniciativa, marca o encerramento das atividades desenvolvidas pelo projeto nos municípios de Ribeirão Preto e Descalvado, ao longo de 11 meses.
O espetáculo irá explorar as peculiaridades de diferentes países. A coordenadora do projeto, Mariana Souza, fala sobre a importância de trazer essa temática para o dia a dia dos alunos. “O Brasil é um país muito diverso etnicamente e isso é extremamente rico, mas essa convivência só se torna possível se as diferenças forem respeitadas. Por isso, buscamos trabalhar conceitos com os alunos para que não haja, em nenhum momento, discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, opinião ou qualquer outro motivo” explica ela.
O tema foi definido pela equipe gestora em parceria com os próprios alunos, que participaram ativamente de todo o processo criativo da apresentação.
Durante o show, o público presente vai poder acompanhar a história de um jovem aprendiz de feiticeiro, que, em busca de inspiração para novas invenções, inicia, em um passe de mágica, uma viagem pelo mundo. “A ideia é resgatar e mostrar o patrimônio cultural que nosso planeta nos proporciona. Viajaremos pelas quatro linguagens da arte: dança, música, teatro e artes visuais. Feitiçaria, cultura e aventura não vão faltar”, conta Rodolfo Tarso, roteirista do espetáculo.
O evento é gratuito, aberto a toda população e terá início às 20h. O teatro UniSEB fica localizado na Rua Abrahão Issa Halack, 980, em Ribeirão Preto.
Sobre o projeto
Meninos e meninas de 7 a 12 anos participam, de forma de gratuita, de aulas de balé e danças urbanas, além de terem acompanhamento escolar.
A metodologia do “Dança Bacana” utiliza a dança como agente de transformação social. Para isso, as crianças precisam estar matriculadas na escola. Durante o projeto, há um acompanhamento escolar, onde são avaliados não só as notas, mas principalmente a frequência e o comportamento dos alunos por meio do controle de talentos.
O “Dança Bacana” tem o patrocínio da Usina Ipiranga e do Instituto Algar e é realizado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC-ICMS, do Governo do Estado de São Paulo.