Início Blogs DSOP Educação Financeira Dia Mundial Sem Carro também gera economia

Dia Mundial Sem Carro também gera economia

- continua após a publicidade -

Nesta sexta (22), é celebrado o Dia Mundial Sem Carro. A data gera reflexão sobre o uso excessivo de automóveis e alternativas de locomoção. Além de trazer benefícios ao meio ambiente, diminuir o uso dos veículos também gera economia.

“Essa data é muito importante para o meio ambiente e para a reflexão sobre os hábitos, já que as pessoas vêem que é possível viver sem carro por um ou até mesmo por vários dias da semana. E uma das consequências disto é a redução de custos”, lembra Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista.

O custo de manter um carro não se resume apenas ao combustível. Itens básicos são prestações, seguro, manutenção, IPVA, licenciamento, lavagens e até mesmo possíveis multas. “A despesa chega, em média, a 2% do valor do carro”, afirma Reinaldo Domingos. “A manutenção de um veículo de 20 mil reais, por exemplo, tem um custo aproximado de R$ 400 / mês”, calcula.

Veja 5 formas de aderir ao Dia Mundial Sem Carro e também economizar:

1- Use o transporte público

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

No deslocamento para o trabalho e demais locais, o transporte público é boa alternativa para o Dia Mundial Sem Carro. Uma única viagem de ônibus, por exemplo, transporta dezenas de pessoas e polui menos do que diversos carros nas ruas, além de aliviar o trânsito e ser mais barato para o consumidor. Em horários de trânsito, trens e metrôs costumam ser mais eficientes por sua velocidade.

2- Faça caminhadas

Uma forma de rever hábitos e mudar comportamentos é trocar o carro por caminhadas em deslocamentos curtos, como idas ao mercado, padaria e até mesmo ao trabalho. Para quem mora longe do local de trabalho, é válido fazer parte do deslocamento de transporte público e outra parte caminhando, atitude muito positiva para a saúde.

3- Vá de bicicleta

Meio de transporte mais econômico e sustentável que o carro é a bicicleta. Por aliar a locomoção ao exercício físico, seu uso tende a gerar menos estresse, melhor humor e economia para quem usa.

4- Pratique a carona

Na ida para o trabalho e mesmo para compromissos e lazer, é válido oferecer/pegar carona com conhecidos. Assim há queda na poluição e nas despesas, que podem ser compartilhadas.

5- Otimize sua agenda

Procure alinhar compromissos para um mesmo dia, como ir ao mercado e visitar um familiar ou amigo, assim pode deixar de usar o carro em determinados dias, tendo boa economia com combustível.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

Fonte: DSOP Educação Financeira
Sobre Reinaldo Domingos
Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Criação de empregos em setembro atinge melhor nível em dez anos

Caged diz que 249,3 mil postos de trabalho foram abertos no mês

Ribeirão Preto: Neste feriado, doe sangue e salve vidas!

Que tal aproveitar o feriado desta segunda-feira, 2 de novembro, para doar sangue e salvar vidas?

Tratamento com hidroxicloroquina reduz em 7 vezes internações por covid

Estudo publicado no ‘International Journal of Antimicrobial Agents’ registra que combinação do medicamento com azitromicina e zinco também reduz a mortalidade de pacientes

Amanhã (30) é o último dia para realizar matrículas e rematrículas na rede estadual de São Paulo

Processos podem ser realizados de forma online ou presencialmente nas escolas, diretorias de ensino e postos do Poupatempo

Rituais de Atração e Prosperidade: Lua Azul traz oportunidades para quem souber trabalhar essas energias

Neste sábado, 31, acontece a segunda Lua Cheia do mês, conhecida como Lua Azul.