Prefeitura disponibiliza serviço de resgate de animais por meio do “S.O.S Animal”

0
3849

A Coordenadoria de Bem Estar Animal passa a oferecer à população um programa que realiza o resgate de animais de grande porte que sofrem de maus tratos ou circulam em vias públicas, dentro do perímetro urbano.

Batizado de “S.O.S Animal”, o serviço já está atendendo denúncias de munícipes pelos telefones 0800 7721789 ou 99209-666.

A Coordenadora do Bem Estar Animal e veterinária, Carolina Vilela, explica que no prédio onde funciona a coordenadoria, o atendimento aos animais de pequeno porte já realizado. “Devido as denúncias frequentes de animais como cavalos, boi, entre outros circulando nas ruas, atrapalhando o tráfego além de animais que sofrem de maus tratos, estudamos uma maneira de socorrer estes animais e proporcionar tratamento adequado a eles”, disse.

Os animais resgatados pelo S.O.S Animal são levados para uma fazenda, em que, um veterinário da Coordenadoria acompanha a recuperação e oferece suporte ao animal.

Para denúncias de maus tratos a animais de pequeno porte, o munícipe pode ligar na Coordenadoria de Bem Estar Animal, no telefone 3628-2778. “Mesmo que seja um animal de grande porte, o munícipe também pode entrar em contato com nossa equipe. Orientamos como deve proceder neste caso”, finaliza.

Sobre a Coordenadoria de Bem Estar Social – Desde 2008 foi adotado o recolhimento seletivo no município, de acordo com o Programa de Controle de Populações de Cães e Gatos do Estado de São Paulo, da Coordenadoria de Controle de Doenças – CCD.

O órgão atende as solicitações da população para recolhimento de animais em vias públicas, de acordo com critérios definidos pelo programa (animais em risco: doentes, atropelados, filhotes abandonados e ou oferecendo risco à população). A CBEA não recebe animais sadios trazidos pela população considerando que a área é contaminada e há risco de contrair doenças. O recolhimento de cães soltos em vias públicas é realizado somente após avaliação técnica, que leva em conta situação de risco envolvendo o animal e a população. É importante salientar que a CBEA não recolhe ou recebe animais que tenham proprietários ou cuidadores, nosso trabalho visa a identificação de proprietários ou tutores buscando sempre a guarda responsável.