InícioRegiãoBrodowskiMuseu Casa de Portinari inaugura exposição na Antiga Estação Ferroviária de Brodowski

Museu Casa de Portinari inaugura exposição na Antiga Estação Ferroviária de Brodowski

- continua após a publicidade -

A história da formação de Brodowski a partir da chegada da estrada de ferro é o tema da exposição que será lançada no dia do aniversário de 104 anos da cidade, 22 de agosto (terça-feira), às 10h30, durante a 42ª Semana de Portinari. Em cartaz na Antiga Estação Ferroviária, a mostra é uma produção do Museu Casa de Portinari – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social de Cultura ACAM Portinari –, realizada por meio do Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Sabesp.

 A exposição “Estação Brodowski: Patrimônio Histórico” tem início no movimento bandeirante para o interior e a criação de fazendas e povoados através do fluxo migrante. A cafeicultura começa a ganhar destaque a partir de 1870 e com isso a necessidade de escoamento da produção traz os investimentos da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro para a região, que impacta o desenvolvimento econômico e social local.

Em paralelo a essa história, é abordada a imigração italiana para o trabalho rural e a instalação da família Portinari em uma fazenda de café – onde Candido Portinari nasceu – e, posteriormente, a abertura de uma pequena marcenaria em que o patriarca fabricava cadeiras.  Durante a visita o público ainda pode conhecer o momento histórico e tecnológico que precedeu e acompanhou esses eventos, além de detalhes sobre máquinas a vapor e construções de ferrovias.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

 A composição de desenhos e pinturas com a temática também é explorada, mostrando como o assunto foi destacado por vários artistas ao longo do tempo e que ainda se mantém no imaginário popular pelo ferreomodelismo, hobby que reproduz em escala reduzida modelos de trens e sistemas ferroviários.

A mostra pode ser vista de terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h00, na Antiga Estação Ferroviária, localizada à avenida. Dr. Rebouças, nº 364, centro. A entrada é gratuita. Outras informações pelo (16) 3664-6644.

 Serviço:

Abertura da Exposição Temporária – A Estação Brodowski: Patrimônio Histórico

Data: 22/8/2017 (terça-feira)

Horário: às 10h30

Visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Local: Antiga Estação Ferroviária (Av. Dr. Rebouças, nº 364 – Centro, Brodowski/SP)

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -