InícioLazer e CulturaCompositoras em recital de no Pedro II

Compositoras em recital de no Pedro II

- continua após a publicidade -

Eunice Katunda (1915-1990), Clara Schumann (1819-1896), Sofia Helena (origem incerta), Silvia Berg (1958 – ), Chiquinha Gonzaga (1847-1935) e Babi de Oliveira (1913-1993) são as compositoras interpretadas pela voz da soprano Yuka de Almeida Prado e da pianista Fátima Corvisier, na série “Concertos USP”, que acontece nesta terça, 30, no Theatro Pedro II.

O programa foi preparado por Yuka e Fátima para uma apresentação em São Carlos, no mês das mulheres, comemorado tradicionalmente em março. “As obras são lindas e decidimos apresentar o recital em Ribeirão Preto”, explica Yuka.

As compositoras

Clara Schumamm – Filha de mãe musicista, desde criança começou a ter lições de piano. Foi casada com o compositor alemão Robert Schumann e iniciou sua brilhante carreira como pianista a partir dos 13 anos, apresentando-se em vários palcos na Europa.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Eunice Katunda – Brasileira, foi pianista, regente, compositora e professora. Foi militante do Partido Comunista Brasileiro a partir de 1948, o que teria deixado influências em suas composições. Mas em 1956, ela abandona a militância pelo PCB em protesto contra atuações do partido na Europa.

Sofia Helena – sua obra se encontra entre os arquivos, partituras manuscritas e materiais doados ao Centro de Memória Musical do Departamento de Música da FFCLRP, pela grande cantora e professora Edmar Ferretti. Por enquanto, sua origem é incerta. Esse material se encontra sob a responsabilidade das Professoras Silvia Berg e Yuka de Almeida Prado que estão realizando pesquisas.

Silvia Berg – Compositora brasileira de música contemporânea, e atualmente, é docente do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Estudou regência na ECA-USP e Universidade de Copenhague/Dinamarca. Atuou largamente como musicista na Dinamarca.

Babi de Oliveira – Baiana, iniciou os estudos de piano ainda criança. E começou a carreira de compositora em 1940, tendo obras que se destacaram em festivais e interpretações feitas por cantores estrangeiros.

Chiquinha Gonzaga – Carioca, é conhecida pela grande obra musical que deixou, mas também pela atuação contra as regras de uma sociedade opressora. Em suas composições, destaca-se a diversidade cultural brasileira.

Agenda

Recital de Piano e Canto
Entrada
: gratuita
Local: Theatro Pedro II/Ribeirão Preto
Data: 30/05/2017
Horário: 20h30 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Bem-vindo a Ribeirão Preto: A Cidade que Sediará a 52ª Edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico 🌇

Ribeirão Preto, uma cidade no interior de São Paulo, é conhecida por seu acolhimento caloroso e infraestrutura excepcional. Em 2022, a cidade recebeu a categoria A no Mapa do Turismo do Brasil, destacando-se como um polo tecnológico, educacional e de saneamento básico.

2o Festafro – Festival de Cultura e Gastronomia Afro é destaque no bairro Tanquinho

Evento voltado para a cultura afro-brasileira acontece nos próximos sábados, 4 e 11 de maio, no Centro Cultural Orùnmilá

Atletas da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto conquistam 3º lugar na “Dança de Salão” nos Jogos da Melhor Idade

Competição em Bebedouro reúne atletas acima de 60 anos em uma celebração esportiva e cultural

Sábado é dia de “Cultura em Todo Lugar” no bairro Ipiranga

Evento com atividades gratuitas acontece entre 9h e 12h na Praça Teresinha de Souza Moresca

🏥 Dia Mundial do Câncer de Ovário: Oncologista Alerta sobre Prevenção da Doença 🚨

No Dia Mundial do Câncer de Ovário, celebrado em 8 de maio, o oncologista Diocésio Andrade alerta para a importância da prevenção do câncer de ovário, que é o terceiro tumor ginecológico mais comum no Brasil.
- PUBLICIDADE -