InícioEspeciaisFeira do LivroTerceiro dia da Feira Nacional do Livro reúne debates sobre as obras...

Terceiro dia da Feira Nacional do Livro reúne debates sobre as obras de grandes escritores e apresentações artísticas

- continua após a publicidade -

A 18ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto chega ao seu terceiro dia nesta terça-feira (22) com uma programação que promete celebrar a história contada através dos livros e a cultura, com atividades artísticas de todas modalidades e expressões. Às 9h, a Biblioteca Padre Euclides sedia o Salão de Ideias – Literatura, Zines e Quadrinhos: um Diálogo Possível. Os debatedores estão transpondo textos de Ignácio de Loyola Brandão para a linguagem de quadrinhos para a criação de um fanzine. Essa experiência, que traz pela primeira vez as crônicas de Brandão para o HQ, faz uma ponte entre literatura, fanzines e quadrinhos. Participam: Angelo Davanço, jornalista e fanzineiro desde 1991; o quadrinista Vinícius Falcão, o Vinil; Arnaldo Martinez de Bacco Junior, professor, poeta, escritor, quadrinista, ilustrador e autor de livros infantis e infantojuvenis; Arnaldo Martinez de Bacco, professor, cartunista, quadrinista e ilustrador e João Francisco Aguiar, graduado em Letras, professor e atua na Unidade Prisional I de Serra Azul.

Importante palco em todos os anos da feira, o Auditório Meira Junior do Theatro Pedro II, recebe primeiro, às 10h30, a Sessão Clássicos da Minha História com o escritor e professor César Nunes para falar sobre o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz de O Banquete de Platão” – um dos mais conhecidos diálogos do filósofo ateniense, que viveu entre 428 a.C e 347 a.C.. Mestre, doutor e livre-docente em Filosofia e Educação, Nunes é professor da Unicamp, já escreveu 33 livros e é coordenador do Grupo PAIDEIA.

No mesmo local, às 16h30, o escritor Cristovão Tezza participa de um Salão de Ideias promovido em parceria com o Sesc Ribeirão. Considerado pela crítica como um dos escritores que posicionou o romance brasileiro a um novo patamar, Tezza é autor de diversas obras que já lhe renderam alguns dos mais importantes prêmios literários. Ele é considerado pela crítica como um dos escritores que posicionou o romance brasileiro a um novo patamar, principalmente com o lançamento do livro Filho Eterno. A obra usou a experiência autobiográfica do autor para revelar o trajeto de um personagem, que no caminho da vida do escritor, tem seu primeiro filho portador de Síndrome de Down. O livro foi publicado em 15 países, adaptado para o teatro e virou filme.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Celebrando os 70 anos de Caio Fernando Abreu, o Auditório Meira Junior também recebe Salão de Ideias com os estudiosos da obra do escritor, André Alselmi e André Luis Gomes de Jesus, a partir das 19h30. No evento, os participantes discutem a produção de Caio Fernando Abreu a partir de diferentes gêneros textuais, como o conto, a crônica e a carta. Na sequência, às 21h, alunos do curso de Letras do Centro Universitário Barão de Mauá apresentam a Leitura Dramatizada “Dize-me para Quem Tu Escreves, e Eu Te Direi Quem és: as Muitas Vozes de Caio F.” com leitura de trechos da correspondência pessoal do autor.

Segundo a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, trazer livros clássicos para serem discutidos durante a Feira do Livro é uma novidade que promete atrair o público da feira. “Quem coloca um livro nas mãos trilha um caminho novo. Feito essa travessia não há mais volta e o leitor nunca mais é o mesmo. É essa transformação gerada nas pessoas que tem movido o foco do trabalho da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto”, afirma.

Já a Sala Principal do Theatro Pedro II traz a Conferência com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz do poder: 1968 – O ano que Não Terminou”, com base em um dos livros de maior sucesso do escritor Zuenir Ventura, que retorna à Feira do Livro ao lado do jornalista Florestan Fernandes Jr. para bate-papo aberto com a plateia sobre importante momento da história do Brasil.

Além disso, a feira recebe durante todo o dia diversas apresentações culturais envolvendo teatro, poesia, música, dança e contações de histórias. Os espetáculos podem ser acompanhados em diferentes espaços do evento como o Teatro Municipal, Esplanada do Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Tenda Sesc e Espaço do Leitor no Estande da Fundação do Livro e Leitura.

Combinando Palavras

O projeto Combinando Palavras, promovido pela Fundação do Livro e Leitura com apoio do Sesc e da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, contará com um encontro especial entre Marina Colasanti, autora infantojuvenil homenageada pela 18ª Feira Nacional do Livro e estudantes neste terceiro dia, a partir das 14h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II. A atividade é agendada e exclusiva para estudantes do 6º ano da rede municipal. A expectativa é que ao longo da feira cerca 7 mil estudantes participem desta interação com os escritores. Os encontros acontecem até o dia 25 (sexta-feira).

Marina Colasanti nasceu em 1937, em Asmara, capital da Eritréia. Residiu em Trípoli, depois na Itália e em 1948 veio para o Brasil. Com formação em Artes Plásticas, ingressou no Jornal do Brasil, dando início à sua carreira de jornalista. Trabalhou com televisão e com publicidade. Seu primeiro livro foi publicado em 1968.

Hoje são mais de 60, de poesia, contos, crônicas, livros para crianças e jovens, ensaios –muitos ilustrados por ela mesma. É detentora de sete prêmios Jabuti; do Grande Prêmio da Crítica da APCA; de dois Melhor Livro do Ano, da Câmara Brasileira do Livro; do prêmio da Biblioteca Nacional para poesia; de dois prêmios latino-americanos. Foi o terceiro prêmio no Portugal Telecom. Depois de muitas vezes premiada, tornou-se hors concours da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil. Traduzida em várias línguas, sua obra é tema de numerosas teses universitárias.

Outras atividades do dia

8h30 | Salão de Ideias – Kiusam Oliveira
Local: Teatro Municipal

Kiusam de Oliveira é escritora, artista multimídia, contadora de histórias, bailarina, coreógrafa, produtora cultural, iyalorixá e ativista do movimento negro. É mestre em Psicologia e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Autora dos livros infantis Omo-Oba: Histórias de Princesas, selecionado pelo PNBE/2011; O Mundo no Blackpower de Tayó – prêmio PROAC/2012 de Cultura Negra; O Mar que Banha a Ilha de Goré. É professora de Educação Especial (especialista em Deficiência Intelectual).

9h | Clube de Leitura Palavra Mágica/Funap em Presídios: 10 anos de Transformações – [ Carlos Andrade, ex-presidiário e estudante de Direito Mediação de Galeno Amorim]
Local: Café do Theatro Pedro II

9h | Semana Municipal do Brincar Espaço do Leitor
Local: Espaço do Leitor / Estande Fundação

A Semana vai reunir brincadeiras com a participação do Projeto Social “Salva Guarda” e voluntários. Pula corda, bugalha, dança da cadeira, também estará presente o músico Rafael Marangoni, bacharelando em Violão Erudito sob orientação do Prof. Gustavo Costa que está à frente do Projeto Social “USP e Música”, e também bolsista da Faculdade de Medicina da Saúde Familiar.”

Ciclo de Palestras do Comad (Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas de Ribeirão Preto)

Local: todas as atividades do Comad acontecerão no Auditório do Sincovarp

9h | Se droga fosse bom, não chamaria droga – Samuel Ferreira

14h | Sexualidade e Drogas – Isadora Bettarello

9h | Oficina – Um Livreto para Chamar de Meu (atividade Sesc)

Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Produção de um livreto artesanal com capa colorida e personalizada, criando um estímulo para o participante anotar seus pensamentos, histórias, poemas.

10h | Contação de História – A Cor da Vida, de Semírames Paterno

Local: Estande Fundação | Espaço do Leitor

A atriz e contadora de histórias, Míriam Fontana, narra a história Cor da Vida, da autora e ilustradora, Semírames Paterno. Duas mães, duas crianças e entre elas as cores variadas. Mas o que era importante para as mães, não era para as crianças. Resultado: confusão, briga, discussão até que…

10h | Espetáculo – A Saga do Herói Morto (atividade Sesc)
Local: Esplanada do Theatro Pedro II

O espetáculo cômico resgata o imaginário do herói por meio de sua jornada, recriando personagens típicos e figuras que o habitam e, também reconstrói um contexto histórico da Idade Média, em plenos dias atuais, mostrando que as relações sociais e os arquétipos ainda sobrevivem ao convívio, história e imaginário popular.

12h | Intervenção – Troco um Causo por um Conto (atividade Sesc)
Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Em um cenário composto por uma máquina de escrever, uma mesa e duas cadeiras, surge o convite do poeta: Troco um Causo por um Conto. As histórias de vida compartilhadas pelo público se transformam em poesia. O resultado é datilografado em guardanapos coloridos e presenteado ao contador da história.

14h | Espetáculo de Teatro Infantil – O Bobo do Rei
Local: Tenda Sesc

Uma livre adaptação de Rei Lear, de William Shakespeare. Na história, o monarca desafia as três filhas a demonstrarem maior afeto e gratidão a ele. Quem vencer a disputa ganha mais terras na divisão do reino.

14h | Oficina Pé de Brincadeira – Histórias na Ponta da Agulha (atividade Sesc)

Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Os participantes terão um contato com costuras manuais, bordados coletivos e individuais tendo como inspiração as histórias dos livros prediletos.

14h | Apresentação Musical Coral Unaerp
Local: Centro Cultural Palace

Maestrina: Cristina Modé / Pianista: Suzana Samorano

14h30 | Salão de Ideias – Leitura, Escrita e Produção de Textos
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva

Nely Cyrino de Mello é pedagoga, foi professora, diretora de escola e supervisora de ensino. É autora dos livros: Abro as Mãos-Poemas; Velha, Eu?; Histórias da Vó Lili; Histórias que a Vovó Não Contou. Marlene B. Cerviglieri é professora pedagoga, psicóloga clínica e escritora. Livros editados: ELF Conto Infantil, 1ª Coletânea de Histórias Infantis, Poemas da Maturidade, E a Alma Chorou – Poemas. Elaine Assolini é pedagoga e linguista. Professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. É autora de livros e artigos científicos e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento. Cláudia Helena Araújo Baldo é pedagoga com pós-graduação em Didática do Ensino Superior e em Informática na Área de Educação.Mestranda em Educação na USP. É professora e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento da USP.

14h30 | Apresentação Musical – Ópera Judas em Sábado de Aleluia

Local: Teatro Municipal

14h30 | Contação de História – Festa Junina no Campo
Local: Estande Fundação | Espaço do Leitor

O projeto Festa Junina no Campo da escritora e psicopedagoga, Eliana Manzan, vai mostrar às crianças, por meio do conto literário e da musicalidade, a importância do respeito ao próximo, da diversidade entre gerações e o resgate da cultura popular brasileira. Após a apresentação, serão distribuídos, gratuitamente ao público, livros infantis impressos em tinta e em braille, que abordam o mesmo tema da contação de história.

14h30 – Entrega do Prêmio Professor Electro Bonini – Unaerp
Local: Biblioteca Padre Euclides

14h30 | Espetáculo Teatral – O Pote Vazio (atividade Sesi)
Local: Centro Cultural Palace – Sala dos Grafites

A elaboração de peças teatrais é uma das atividades pedagógicas do Sesi, a partir da leitura dos textos contidos no material didático. O conto O Pote Vazio, do autor e ilustrador Demi, relata a história de um imperador que precisava escolher um sucessor e utiliza o plantio de uma semente de flor, para escolher uma criança que o sucederia no trono. A história é encantadora e nos remete ao simples e verdadeiro.

15h | Intervenção – Maresia: O Mar em Poesia (atividade Sesc)
Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Um barco de papel gigante anuncia que a embarcação de poesia está em terra firme, trazendo na bagagem garrafas coloridas com poesias sobre mares e amores. O público é convidado a pescar as mensagens das garrafas e descobrir os tesouros que estão escondidos no fundo do mar.

17h | Intervenção em Dança – Funk Soul Groove (atividade Sesc)

Local: Esplanada do Theatro Pedro II

Intervenção urbana interativa que envolve o público participante em uma atmosfera divertida e dançante, inspirada no programa da TV norte-americana Soul Train, promovendo uma grande Jam Session, com momentos de “cyphers” de improviso, “lines” de passos marcados e “pocket shows”.

19h | Salão de Ideias – Cristina Pedroso
Local: OAB

Docente na Universidade de São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Cristina Pedroso é graduada em Pedagogia, mestre em Educação Especial e doutora em Educação. Atua na área de formação de professores com ênfase em Didática, Educação Especial e Educação Inclusiva.

19h | Apresentação Musical – Unaerp
Local:Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva

O grupo de alunos de Atividades Práticas do Curso de Licenciatura em Música da Unaerp apresentam um recital em homenagem a compositores populares da América Hispânica, com peças consagradas da Argentina, Chile, Brasil, Bolívia e Cuba. Direção musical: Lucas Galon (mestre e doutor em Música pela USP).

20h | Apresentação Musical – Ópera Judas em Sábado de Aleluia e Debate sobre a Obra [Lucas Galon, José Gustavo Julião de Camargo, Magno Bucci e José Maurício Cagno]
Local: Teatro Municipal

Após o espetáculo será realizado um debate sobre a adaptação e o processo de criação da obra Ópera Judas em Sábado de Aleluia, baseada no texto de Martins Pena, autor de importância vital para o teatro brasileiro. A apresentação nos faz refletir sobre aquilo que somos enquanto nação.

18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e acontece entre os dias 20 a 27 de maio de 2018. Com o tema “As Histórias que os Livros Contam e as Leituras que a Gente Faz”, a programação conta com atividades gratuitas entre salões de ideias, conferências, sessões Clássicos da Minha História, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras. Neste ano, a programação não só lança diversas novidades, como as Sessões Clássicos da Minha História, conferências com o tema da feira baseadas em livros clássicos e espetáculos musicais inéditos, entre outras. Uma programação bem variada, com cerca de 250 atividades culturais – com atrações para todos os públicos e idades – e participação de grandes estrelas da literatura nacional para Ribeirão Preto.

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.

🌟 SEXTOU: Rodeio, Música e Muito Mais para o Final de Semana em Ribeirão Preto 🌟

Para quem quer curtir o final de semana em Ribeirão Preto, tem de tudo um pouco: desde shows sertanejos no Rodeio até homenagens ao Pink Floyd e Samba Jazz
- PUBLICIDADE -