InícioSaúdeEsplanada do Pedro II terá ações da Campanha Julho Amarelo neste sábado

Esplanada do Pedro II terá ações da Campanha Julho Amarelo neste sábado

- continua após a publicidade -

Dentro da programação da campanha Julho Amarelo, o programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais da Secretaria da Saúde realiza, neste sábado, 28 de julho, das 9h às 13h, na Esplanada do Teatro Pedro II, ações para oferecer à população vacinação contra hepatite B e testes para detecção da hepatite C e vacinação contra sarampo.

A vacinação foca o público formado por pessoas que nunca se vacinaram. A testagem para hepatite C é voltada a pessoas acima dos 40 anos de idade e população formada por usuários de álcool e drogas, profissionais do sexo, comunidade LGBT, pessoas privadas de liberdade, em situação de rua, manicures, pedicures, podólogos, tatuadores, portadores de tatuagens, piercings e trabalhadores da área da saúde.

Para a coordenadora do programa municipal DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, Lis Neves, o grande desafio é o diagnóstico da doença.

“Por ser uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas, essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que têm o vírus. A infecção pode evoluir para formas mais graves como a cirrose ou o câncer hepático. Por isso a recomendação de realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente”, explica.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O “Julho Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais. A hepatite B pode ser prevenida por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B. Até o momento, não há vacina para a hepatite C.

Em 2018, a campanha envolve intensificação da testagem para hepatite C com foco em pessoas com mais de 40 anos, bem como aconselhamento para todos e, nos casos positivos, é feito encaminhamento para realização de exames complementares e tratamento, se indicado. Além disso, há intensificação da vacinação contra hepatite B em todas as salas de vacina.

A doença

A hepatite C é uma inflamação do fígado, causada pelo vírus HCV. Segundo estimativas atuais da Organização Mundial de Saúde (OMS), de seis a 10 milhões de pessoas são infectadas a cada ano no mundo, com 1,4 milhões de mortes. A grande maioria não sabe que tem a doença porque ela é assintomática durante muito tempo. Cerca de 70% a 85% dos infectados com o vírus da hepatite C adoecem e 20% desses poderão evoluir para cirrose, após um período de 20 a 30 anos. Os pacientes com cirrose apresentam um risco acrescido de desenvolvimento de câncer de fígado.

A infecção pelo vírus da hepatite B é transmitida, principalmente, pelo sangue e por via sexual, mas também pode ocorrer transmissão vertical, da mulher gestante para a criança. Os indivíduos com infecção crônica também apresentam risco de doença hepática avançada (cirrose, câncer de fígado) após um período variável de tempo, entre 10 e 30 anos.

As hepatites virais B e C podem ser transmitidas através de relação sexual sem preservativo, pelo uso compartilhado de agulhas, seringas, navalhas, materiais para manicure e pedicure, aparelhos de barbear, por equipamentos não esterilizados em procedimentos médicos e odontológicos, tatuagem, colocação de piercing e acupuntura. A mãe infectada com o vírus da hepatite B também pode transmitir a doença para o bebê.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -