InícioSaúdeBanco de Sangue RP celebra mês do doador com atividades para conscientização

Banco de Sangue RP celebra mês do doador com atividades para conscientização

- continua após a publicidade -

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto acredita que um personagem tão importante na vida de milhares de pessoas, o doador de sangue, merece muito mais do que um dia nacional dedicado a ele – 25 de novembro: merece um mês inteiro. É por isso que a unidade dedicará todo o mês a eles, com homenagens especiais de reconhecimento ao ato de amor e solidariedade que salva vidas.  Além disso, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto trabalhará na conscientização de novos doadores para incentivar o ato que, infelizmente, ainda não faz parte da rotina da maioria das pessoas.

Batizada de “Novembro Vem Doar”, a ação acontecerá ao longo do mês, a partir desta sexta-feira, 10, com diversas ações e tem como tema “Todo mundo tem uma história para doar”, um trocadilho para explicar as histórias reais por traz da doação de sangue, já que a campanha contará com vídeos motivacionais de doadores veiculados nas mídias sociais e no hotsite da campanha (novembrovemdoar.com.br), relatando suas experiências enquanto heróis de carne e osso.

Segundo Eli Mendes, captador do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, o objetivo deste mês especial é colocar o doador no lugar de destaque que ele merece, além de chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de sangue. “As transfusões são, geralmente, em número maior do que o de doadores. Por esse motivo, convivemos com o risco de faltar bolsas de sangue nos estoques do Banco de Sangue. Acreditamos, porém, que são campanhas como essa, de reconhecimento e conscientização, que começarão a mudar esse cenário”, afirma. Quem participar da ação especial entre os dias 10 e 30 de novembro será homenageado com brindes comemorativos alusivos à data. Além disso, no dia 25, Dia do Doador, haverá um café da manhã especial na unidade. “Convidamos toda a população para participar dessa comemoração que tem como foco principal salvar vidas”, conclui Mendes.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, porém, de acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, este índice é abaixo de 2%.

Sobre o Dia Nacional do Doador

O Dia Nacional do Doador foi instaurado em 30 de junho de 1964 pelo decreto 53.988, promulgado pelo presidente Castello Branco. A importância de doar é fácil de ser explicada. O sangue é a única fonte de reposição de células sanguíneas para muitos pacientes e, no Brasil, apenas 1,8% da população é doadora de sangue.

Veja como é fácil doar

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 6 meses após o procedimento. O mesmo vale para quem fez endoscopia ou processo endoscópico.

Sobre o Banco de Sangue de Ribeirão Preto

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês. Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Para os doadores há estacionamentos gratuitos nas esquinas das ruas Quintino Bocaiúva com Amadeu Amaral e Vicente de Carvalho.  Para mais informações pelo telefone (16) 3610-1515.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.

🌟 SEXTOU: Rodeio, Música e Muito Mais para o Final de Semana em Ribeirão Preto 🌟

Para quem quer curtir o final de semana em Ribeirão Preto, tem de tudo um pouco: desde shows sertanejos no Rodeio até homenagens ao Pink Floyd e Samba Jazz
- PUBLICIDADE -