InícioCidadesCemitérios municipais recebem manutenção e reparos para o Dia de Finados

Cemitérios municipais recebem manutenção e reparos para o Dia de Finados

- continua após a publicidade -

O cemitério da Saudade, no Campos Elíseos, mais antigo de Ribeirão Preto, foi inaugurado em 1893. Os 7,6 mil jazigos respondem por 130 mil registros de falecimentos. Desde a semana passada, um batalhão trabalha na pintura interna e externa dos muros, poda de árvores, reparos e manutenção, limpeza e conserto dos túmulos que ocupam uma área de cem mil metros quadrados.

A aposentada Geni Costa, de 68 anos, cuida de 15 túmulos de famílias que a contratam e pagam mensalmente pela limpeza. Nesta época, o serviço dobra, segundo a “zeladora” particular. “Eu venho a semana inteira, me sinto bem trabalhando aqui. A coluna dói, mas dá para tirar uns trocadinhos que ajudam a complementar minha aposentadoria”, conta.

O pedreiro Marcos Roberto faz muito serviço em condomínios residenciais, mas esta semana pegou a reforma de um túmulo para fazer. “Vai ser colocado revestimento cerâmico, depois vou fazer uns reparos embaixo, pintura nos rodapés e fazer a parte de acabamento. Em cemitério é a primeira vez que trabalho, não dá para recusar serviço”, explica.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

As próprias famílias contratam a mão de obra e pagam pelos serviços particulares. “Tem sepultura muito antiga aqui. Esta, por exemplo, é de 24 de dezembro de 1939”, aponta para a lápide, Adilson Gama Gomes, que é serviços gerais do cemitério da Saudade há 40 anos.

Nesta quinta-feira, dia 18 de outubro, uma frente pintava os muros internos e externos do cemitério.

Outra trabalhava na capela, que recebe pintura nova para as missas que acontecem no dia de Finados. “Nesta época, temos 40 pessoas trabalhando aqui entre pintores, contratados e terceirizados. Normalmente são 15 funcionários fixos”, ressalta Adilson

Segundo o chefe de Divisão dos Cemitérios Municipais, Manoel Carlos Sabino, os três cemitérios municipais – Saudade, Bom Pastor e Bonfim Paulista – recebem os mesmos preparativos e tratamento nos dias que antecedem Finados.

“O pessoal tem o hábito de lavar sepultura, fazer pintura e reforma porque vai receber visita externa. A gente pede para as pessoas não deixarem para a última hora, porque dois dias antes da celebração de Finados encerram-se todos os trabalhos internos nos cemitérios, para que seja realizada a última limpeza para receber o público em geral”, explica Manoel.

Para o período de preparativos para Finados, os cemitérios municipais funcionam de segunda a sábado, das 7h às 18h. Dois dias antes de Finados as atividades serão paralisadas, com reabertura para visitação no dia 2 de novembro (Finados), das 7h às 18h.

Para o Dia de Finados, os cemitérios contarão com equipes de auxiliares, funerárias, colaboradores, além do apoio da Polícia Militar e de vários órgãos municipais como Guarda Civil Municipal, Fiscalização Geral, Secretaria Municipal da Infraestrutura, Secretaria Municiapl da Saúde, Daerp entre outros.

Por causa da dengue, a orientação é que sejam retiradas as embalagens plásticas que envolvem os vasos de flores e outros objetos que podem acumular água e facilitar a proliferação do mosquito aedes aegipty.

Túmulos mais visitados
O túmulo das “Almas”, espécie de túmulo coletivo e onde são depositados os restos mortais de pessoas sepultadas após alguns anos, é um dos locais mais visitados em Finados. Várias placas são fixadas nas paredes pelas graças alcançadas pelos entes queridos

Os túmulos do “Menino Zezinho”, da “Menina Izildinha”, “Dos Padres”, o Cruzeiro e a Capela do Cemitério também estão entre os pontos mais procurados pelos visitantes.

Novo cemitério na cidade é o Memorial Parque dos Girassóis.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Bem-vindo a Ribeirão Preto: A Cidade que Sediará a 52ª Edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico 🌇

Ribeirão Preto, uma cidade no interior de São Paulo, é conhecida por seu acolhimento caloroso e infraestrutura excepcional. Em 2022, a cidade recebeu a categoria A no Mapa do Turismo do Brasil, destacando-se como um polo tecnológico, educacional e de saneamento básico.

2o Festafro – Festival de Cultura e Gastronomia Afro é destaque no bairro Tanquinho

Evento voltado para a cultura afro-brasileira acontece nos próximos sábados, 4 e 11 de maio, no Centro Cultural Orùnmilá

Atletas da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto conquistam 3º lugar na “Dança de Salão” nos Jogos da Melhor Idade

Competição em Bebedouro reúne atletas acima de 60 anos em uma celebração esportiva e cultural

Sábado é dia de “Cultura em Todo Lugar” no bairro Ipiranga

Evento com atividades gratuitas acontece entre 9h e 12h na Praça Teresinha de Souza Moresca

🏥 Dia Mundial do Câncer de Ovário: Oncologista Alerta sobre Prevenção da Doença 🚨

No Dia Mundial do Câncer de Ovário, celebrado em 8 de maio, o oncologista Diocésio Andrade alerta para a importância da prevenção do câncer de ovário, que é o terceiro tumor ginecológico mais comum no Brasil.
- PUBLICIDADE -