InícioTurismoPeríodo de chuvas pede atenção redobrada de motoristas nas rodovias e na...

Período de chuvas pede atenção redobrada de motoristas nas rodovias e na cidade

- continua após a publicidade -

Com a proximidade do Verão, as chuvas ficam muito mais frequentes e, com elas, há um expressivo aumento de buracos nas vias pavimentadas. Na estrada, todo resíduo de óleo que escapa de automóveis no período de estiagem e se encontra seco no solo se mistura com a água, deixando o asfalto escorregadio. Os cuidados com pneus, freios e suspensão, alguns dos itens que mais impactam nestes problemas, não são exclusivos desta época do ano, mas é um momento em que se exige muito mais prudência dos condutores.

Os pneus gastos imprimem riscos tanto pela maior probabilidade de estourar como pela baixa aderência ao solo. “Todo equipamento tem uma marca, o indicador TWI (Tread Wear Indicator), que fica entre os sulcos. Os pneus devem ser substituídos quando estiverem a um milímetro do TWI, porém, a maioria dos clientes não escuta a orientação e somente o fazem quando o indicador já está nivelado com os sulcos”, explica Rogério Chinarelo, gerente de Pós-Venda da Jidai Nissan.

A suspensão deve ser revisada a cada 10 mil quilômetros. Ela é muito afetada pelos buracos causados nas pistas e ruas, o que pode acarretar instabilidade no veículo, desgaste prematuro dos pneus, danificação de outras peças e graves problemas no sistema de frenagem. “Quando o veículo para bruscamente, o peso vem todo para o amortecedor. Se este não responde de forma adequada, o carro pode sair de lado, derrapar”, diz Chinarelo.

O ar-condicionado pode parecer mero item de conforto, mas faz uma incrível diferença na visibilidade do para-brisa e dos vidros laterais. Acontece que no Verão, além de chover muito, o calor é intenso. Ao fechar todos os vidros para se proteger da água que cai o ar dentro do carro aquece junto com a respiração e se condensa quando em contato com os vidros, que estão frios, embaçando-os. Manter o ar condicionado ligado evita isso totalmente.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Limpador de para-brisa

Outro detalhe que pode passar despercebido é o ressecamento da borracha das paletas do limpador de para-brisas. Como Ribeirão Preto e as cidades da região passaram por longos períodos de estiagem, durante os quais pouco se usou esta peça, quando chove o motorista pode ser surpreendido com a ineficácia da limpeza do vidro, o que diminui muito a visibilidade. A verificação é fácil – a borracha precisa ser trocada caso esteja muito rígida ou se quebrando com facilidade. Nesta condição ela não adere perfeitamente ao vidro e, portanto, não elimina bem a água.

Acostumado com a incidência de carros que chegam à oficina da concessionária com problemas causados por acidentes motivados pelas chuvas, o gerente de Pós-Venda diz que a prevenção poderia evitar muito disso. “Infelizmente, algumas pessoas têm o hábito de esperar acontecer alguma coisa para tomar providências”, pondera.

A revisão veicular, orienta Chinarelo, deve ocorrer a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses, o que vier primeiro. Normalmente, as oficinas têm um checklist padronizado que inclui, entre outras coisas, freios, óleo de motor, filtro de óleo, alinhamento, balanceamento, lanternas e troca de paletas do limpador. Ele observa que as pessoas veem este cuidado como um gasto extra, o que considera engano. “As despesas com reparos, depois, podem ser maiores”, conclui.

 

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -