Cartórios desburocratizam procedimentos para intercâmbio

0
863
arquivo

Nos últimos anos, o interesse dos brasileiros pela graduação, pós-graduação e MBA no exterior está aumentando. É isso que aponta a Pesquisa Selo Belta 2018, que constatou um crescimento de 23% no mercado brasileiro de educação estrangeira no ano passado, alcançando a marca inédita de 302 mil estudantes.

De acordo com a análise, programas de mestrado e doutorado apareceram entre os 10 mais procurados, acompanhando o crescimento da demanda por cursos de graduação e certificados profissionais. E a facilidade em validar os documentos que serão utilizados no exterior ou autenticar diplomas e outros certificados internacionais diretamente em cartório ajudou nessa tendência.

Após a assinatura da Convenção da Apostila da Haia no Brasil, esses processos foram desburocratizados e tornaram-se mais rápidos com o auxílio dos cartórios, eliminando diversas etapas que eram feitas anteriormente – como a contratação de despachante e comparecer ao consulado, por exemplo.

“A apostila garante a procedência de um documento para que ele possa ser aceito no exterior. Com esse serviço realizado em cartório, diminuímos a burocracia e agilizamos processos”, afirma Leonardo Munari, oficial do Cartório de Registro Civil da Vila Tibério, em Ribeirão Preto, uma das serventias do estado de São Paulo credenciadas para validar diplomas universitários e diversos documentos para quem quer estudar fora ou solicitar a dupla cidadania.

Com o procedimento de apostilamento feito em cartório, estudar fora se tornou um sonho mais prático para os estudantes brasileiros, mas não é somente isso. Quem está em busca de dupla cidadania também pode contar com a rapidez do ato para acelerar o procedimento.

Além dos diplomas universitários, diversos outros documentos podem ser legalizados, como certidões de nascimento, casamento e óbito, procurações, escrituras, reconhecimento de assinatura, entre outros.

São Paulo é o estado que realiza mais apostilamentos

Em um balanço divulgado em maio de 2018, a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelou que quase dois milhões de documentos haviam sido apostilados pelos cartórios brasileiros até o momento. O estado de São Paulo é o que mais realiza o ato, sendo responsável por mais de 484 mil documentos desde a criação do mecanismo.

Apenas o Cartório de Registro Civil da Vila Tibério já realizou 1.185 apostilamentos desde abril de 2017. O procedimento é rápido e basta que o interessado leve o documento para análise e agende dia e horário da entrega. O prazo para conclusão do procedimento é de apenas cinco dias.

 

2º Cartório de Vila Tibério 

Fundado em 1º de setembro de 1950, o Cartório de Vila Tibério oferece todos os serviços pertinentes aos Cartórios de Registro Civil no Estado de São Paulo, como reconhecimento e autenticação de firma, procuração, averbação, nascimento, casamento, óbito, certificação digital, livros mercantis, entre outros. A serventia conta ainda com equipe especializada, infraestrutura moderna, agilidade, segurança e eficiência nos serviços prestados.