InícioTurismoCartórios desburocratizam procedimentos para intercâmbio

Cartórios desburocratizam procedimentos para intercâmbio

- continua após a publicidade -

Nos últimos anos, o interesse dos brasileiros pela graduação, pós-graduação e MBA no exterior está aumentando. É isso que aponta a Pesquisa Selo Belta 2018, que constatou um crescimento de 23% no mercado brasileiro de educação estrangeira no ano passado, alcançando a marca inédita de 302 mil estudantes.

De acordo com a análise, programas de mestrado e doutorado apareceram entre os 10 mais procurados, acompanhando o crescimento da demanda por cursos de graduação e certificados profissionais. E a facilidade em validar os documentos que serão utilizados no exterior ou autenticar diplomas e outros certificados internacionais diretamente em cartório ajudou nessa tendência.

Após a assinatura da Convenção da Apostila da Haia no Brasil, esses processos foram desburocratizados e tornaram-se mais rápidos com o auxílio dos cartórios, eliminando diversas etapas que eram feitas anteriormente – como a contratação de despachante e comparecer ao consulado, por exemplo.

“A apostila garante a procedência de um documento para que ele possa ser aceito no exterior. Com esse serviço realizado em cartório, diminuímos a burocracia e agilizamos processos”, afirma Leonardo Munari, oficial do Cartório de Registro Civil da Vila Tibério, em Ribeirão Preto, uma das serventias do estado de São Paulo credenciadas para validar diplomas universitários e diversos documentos para quem quer estudar fora ou solicitar a dupla cidadania.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Com o procedimento de apostilamento feito em cartório, estudar fora se tornou um sonho mais prático para os estudantes brasileiros, mas não é somente isso. Quem está em busca de dupla cidadania também pode contar com a rapidez do ato para acelerar o procedimento.

Além dos diplomas universitários, diversos outros documentos podem ser legalizados, como certidões de nascimento, casamento e óbito, procurações, escrituras, reconhecimento de assinatura, entre outros.

São Paulo é o estado que realiza mais apostilamentos

Em um balanço divulgado em maio de 2018, a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelou que quase dois milhões de documentos haviam sido apostilados pelos cartórios brasileiros até o momento. O estado de São Paulo é o que mais realiza o ato, sendo responsável por mais de 484 mil documentos desde a criação do mecanismo.

Apenas o Cartório de Registro Civil da Vila Tibério já realizou 1.185 apostilamentos desde abril de 2017. O procedimento é rápido e basta que o interessado leve o documento para análise e agende dia e horário da entrega. O prazo para conclusão do procedimento é de apenas cinco dias.

 

2º Cartório de Vila Tibério 

Fundado em 1º de setembro de 1950, o Cartório de Vila Tibério oferece todos os serviços pertinentes aos Cartórios de Registro Civil no Estado de São Paulo, como reconhecimento e autenticação de firma, procuração, averbação, nascimento, casamento, óbito, certificação digital, livros mercantis, entre outros. A serventia conta ainda com equipe especializada, infraestrutura moderna, agilidade, segurança e eficiência nos serviços prestados.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -