Início Educação Ação leva projeto que incentiva a leitura à escola municipal de RP

Ação leva projeto que incentiva a leitura à escola municipal de RP

- continua após a publicidade -

Na próxima quarta-feira (27), estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), irão até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Geralda de Souza Espin para apresentar o Projeto Farofa Literária, iniciativa que incentiva a leitura. Durante a visita, farão a doação de livros arrecadados pela escola ao longo de 2018.

O projeto nasceu no ano passado, foi idealizado por estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, que se mobilizaram para arrecadar livros e construir um móvel especial para incentivar o hábito de leitura em pessoas que frequentam praças e parques próximos da escola.

O nome Farofa Literária foi escolhido em consenso entre a turma, porque remete à comida, churrasco, reuniões familiares, encontros de domingo, momentos aconchegantes e deliciosos que ficam na mente das pessoas. “O nome carrega o sentido de ‘mistura’ de livros (gêneros textuais, estilos de livros, modelos, escritas, entre outros)”, explica a professora regente do colégio, Gabriela Branco.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O móvel ambulante construído pelos alunos é uma espécie de “frangueira”, para guardar os livros e levá-los facilmente a espaços coletivos localizados próximos à escola. Mas os planos não pararam por aí, pois os estudantes criaram também uma espécie de cardápio do dia (um tripé pequeno) com sugestões de leitura para ficar próximo à “frangueira”.

A proposta partiu das próprias crianças e faz parte do Projeto de Intervenção Social (PIS), desenvolvido pelo colégio com o intuito de aguçar nas crianças o valor da solidariedade, perseverando na busca do bem comum. A cada ano, no PIS, as turmas percorrem diferentes caminhos e por meio de discussões, assembleias, pesquisas e ideias, os estudantes escolhem a temática da intervenção que querem seguir naquele ano.

“Ao retomarmos o projeto este ano, as crianças pensaram em algumas maneiras de efetivarem suas ideias. Nesse tempo, descobrimos que a professora Débora do 5º ano da EMEF estava realizando uma campanha para arrecadar livros em bom estado para um projeto de leitura que desenvolveria com sua turma. Sabendo disso, as crianças conversaram e decidiram realizar uma ação em parceria com a EMEF”, conta Gabriela.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Champagnat integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis de Cravinhos acontece no domingo (21/07)

As apresentações ocorrerão das 9h às 16h, em seguida o palco será aberto para atividades da Paróquia Santa Luzia, e se encerra com a Missa Campal, com início às 18h.

Maior nadador e medalhista César Cielo vai à Jaboticabal dar palestras

Evento da Federação Aquática Paulista traz profissionais renomados da natação do Brasil e do mundo

Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

Mudança põe tema entre os mais discutidos na internet

Sesc Ribeirão apresenta o espetáculo Os Rastros das Marias

Monólogo com Cyda Baú faz apanhado sobre histórias de heroínas negras brasileiras

32 alunos da rede estadual da região de Ribeirão Preto conquistam medalhas em Olimpíada...

Dois professores também receberam prêmios pelo destaque na competição de 2018

Viaduto no km 41 da SP-255, em Guatapará, está interditado temporariamente

Colisão causou fechamento da estrutura; confira rotas alternativas para retorno em ambos os sentidos

“Conquistas para se orgulhar” é tema de celebração do aniversário de Pitangueiras

Algumas das mais recentes conquistas de Pitangueiras e Ibitiúva dos últimos anos são:
Eclipse lunar poderá ser visto em Ribeirão Preto

Eclipse Lunar poderá ser visto hoje em Ribeirão Preto e Região

O fenômeno será visível por aproximadamente 02 horas nas cidades da Região. Agora é torcer para que o céu não esteja nublado.

PM cancela CPF de bandido em troca de tiros

Conhecido nos meios policiais, ele disparou contra uma viatura na tentativa de fugir de abordagem
- PUBLICIDADE -