InícioEducaçãoAção leva projeto que incentiva a leitura à escola municipal de RP

Ação leva projeto que incentiva a leitura à escola municipal de RP

- continua após a publicidade -

Na próxima quarta-feira (27), estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), irão até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Geralda de Souza Espin para apresentar o Projeto Farofa Literária, iniciativa que incentiva a leitura. Durante a visita, farão a doação de livros arrecadados pela escola ao longo de 2018.

O projeto nasceu no ano passado, foi idealizado por estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, que se mobilizaram para arrecadar livros e construir um móvel especial para incentivar o hábito de leitura em pessoas que frequentam praças e parques próximos da escola.

O nome Farofa Literária foi escolhido em consenso entre a turma, porque remete à comida, churrasco, reuniões familiares, encontros de domingo, momentos aconchegantes e deliciosos que ficam na mente das pessoas. “O nome carrega o sentido de ‘mistura’ de livros (gêneros textuais, estilos de livros, modelos, escritas, entre outros)”, explica a professora regente do colégio, Gabriela Branco.

O móvel ambulante construído pelos alunos é uma espécie de “frangueira”, para guardar os livros e levá-los facilmente a espaços coletivos localizados próximos à escola. Mas os planos não pararam por aí, pois os estudantes criaram também uma espécie de cardápio do dia (um tripé pequeno) com sugestões de leitura para ficar próximo à “frangueira”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A proposta partiu das próprias crianças e faz parte do Projeto de Intervenção Social (PIS), desenvolvido pelo colégio com o intuito de aguçar nas crianças o valor da solidariedade, perseverando na busca do bem comum. A cada ano, no PIS, as turmas percorrem diferentes caminhos e por meio de discussões, assembleias, pesquisas e ideias, os estudantes escolhem a temática da intervenção que querem seguir naquele ano.

“Ao retomarmos o projeto este ano, as crianças pensaram em algumas maneiras de efetivarem suas ideias. Nesse tempo, descobrimos que a professora Débora do 5º ano da EMEF estava realizando uma campanha para arrecadar livros em bom estado para um projeto de leitura que desenvolveria com sua turma. Sabendo disso, as crianças conversaram e decidiram realizar uma ação em parceria com a EMEF”, conta Gabriela.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Champagnat integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Neste final de semana tem a 3ª edição do Leilão Veículos Antigos Ribeirão Preto

Evento em formato híbrido será nesta sexta, 26, e neste sábado, 27, e tem mais de 120 opções de modelos para serem arrematados

SESC Ribeirão Preto e Sociedade Recreativa 9 de Julho: Uma União de Benefícios para a Comunidade

Em um movimento histórico para a cidade de Ribeirão Preto, o SESC Ribeirão Preto anunciou a oferta para aquisição do prédio da Sociedade Recreativa 9 de Julho. Esta fusão promete trazer uma série de benefícios significativos tanto para os associados quanto para a comunidade em geral

Súmula de Corinthians x Grêmio Destaca Dirigente ‘Agressivo’ com Arbitragem

O jogo, que correspondeu à 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, gerou críticas por parte da equipe visitante, com reclamações sobre várias decisões do árbitro.

Olimpíadas: Paris 2024 Revela o Horário de Início da Cerimônia de Abertura no Sena

À medida que a expectativa pelo evento esportivo mais aguardado do mundo aumenta, Tony Estanguet, presidente de Paris 2024, anunciou o horário de início de uma Cerimônia de Abertura histórica no Sena.

Olimpiadas: Zico, Lenda do Flamengo, Sofre Prejuízo Milionário em Paris

Segundo o jornal francês Le Parisien, o craque teve uma perda estimada de 500 mil euros, o que equivale a pouco mais de R$ 3 milhões na cotação atual.
- PUBLICIDADE -