Início Educação Ação leva projeto que incentiva a leitura à escola municipal de RP

Ação leva projeto que incentiva a leitura à escola municipal de RP

- continua após a publicidade -

Na próxima quarta-feira (27), estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), irão até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Geralda de Souza Espin para apresentar o Projeto Farofa Literária, iniciativa que incentiva a leitura. Durante a visita, farão a doação de livros arrecadados pela escola ao longo de 2018.

O projeto nasceu no ano passado, foi idealizado por estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, que se mobilizaram para arrecadar livros e construir um móvel especial para incentivar o hábito de leitura em pessoas que frequentam praças e parques próximos da escola.

O nome Farofa Literária foi escolhido em consenso entre a turma, porque remete à comida, churrasco, reuniões familiares, encontros de domingo, momentos aconchegantes e deliciosos que ficam na mente das pessoas. “O nome carrega o sentido de ‘mistura’ de livros (gêneros textuais, estilos de livros, modelos, escritas, entre outros)”, explica a professora regente do colégio, Gabriela Branco.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O móvel ambulante construído pelos alunos é uma espécie de “frangueira”, para guardar os livros e levá-los facilmente a espaços coletivos localizados próximos à escola. Mas os planos não pararam por aí, pois os estudantes criaram também uma espécie de cardápio do dia (um tripé pequeno) com sugestões de leitura para ficar próximo à “frangueira”.

A proposta partiu das próprias crianças e faz parte do Projeto de Intervenção Social (PIS), desenvolvido pelo colégio com o intuito de aguçar nas crianças o valor da solidariedade, perseverando na busca do bem comum. A cada ano, no PIS, as turmas percorrem diferentes caminhos e por meio de discussões, assembleias, pesquisas e ideias, os estudantes escolhem a temática da intervenção que querem seguir naquele ano.

“Ao retomarmos o projeto este ano, as crianças pensaram em algumas maneiras de efetivarem suas ideias. Nesse tempo, descobrimos que a professora Débora do 5º ano da EMEF estava realizando uma campanha para arrecadar livros em bom estado para um projeto de leitura que desenvolveria com sua turma. Sabendo disso, as crianças conversaram e decidiram realizar uma ação em parceria com a EMEF”, conta Gabriela.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Champagnat integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

5 milhões de doses da vacina chinesa chegam em outubro, avisa João Dória. Quem se habilita?

“Se tivermos esta terceira fase de testagem bem concluída no final do mês de outubro" Ou seja o governador chinês quer usar cobaias

Se­gre­gação: Ma­ga­zine Luiza só contratará ne­gros

Imagine uma loja dizendo “não contratamos negros, apenas brancos”. Isso é crime!, lei 7.716/89 art. 4º,§ 1º.

Lives do final de semana (19 e 20 de setembro)

Os shows presenciais e casas noturnas ainda estão proibidas, então a opção e separar a bebida e os petiscos e escolher a melhor opção

Nasce o Aliança o partido de Bolsonaro

Confira os documentos de petição e despacho. Vem ai o partido de direita que a esquerda tanto teme.

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto inicia campanha para compra de novo mamógrafo

Equipamento atual tem mais de 10 anos e precisa de constantes manutenções que tem alto custo