InícioEducaçãoAção leva projeto que incentiva a leitura à escola municipal de RP

Ação leva projeto que incentiva a leitura à escola municipal de RP

- continua após a publicidade -

Na próxima quarta-feira (27), estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), irão até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Geralda de Souza Espin para apresentar o Projeto Farofa Literária, iniciativa que incentiva a leitura. Durante a visita, farão a doação de livros arrecadados pela escola ao longo de 2018.

O projeto nasceu no ano passado, foi idealizado por estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, que se mobilizaram para arrecadar livros e construir um móvel especial para incentivar o hábito de leitura em pessoas que frequentam praças e parques próximos da escola.

O nome Farofa Literária foi escolhido em consenso entre a turma, porque remete à comida, churrasco, reuniões familiares, encontros de domingo, momentos aconchegantes e deliciosos que ficam na mente das pessoas. “O nome carrega o sentido de ‘mistura’ de livros (gêneros textuais, estilos de livros, modelos, escritas, entre outros)”, explica a professora regente do colégio, Gabriela Branco.

O móvel ambulante construído pelos alunos é uma espécie de “frangueira”, para guardar os livros e levá-los facilmente a espaços coletivos localizados próximos à escola. Mas os planos não pararam por aí, pois os estudantes criaram também uma espécie de cardápio do dia (um tripé pequeno) com sugestões de leitura para ficar próximo à “frangueira”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A proposta partiu das próprias crianças e faz parte do Projeto de Intervenção Social (PIS), desenvolvido pelo colégio com o intuito de aguçar nas crianças o valor da solidariedade, perseverando na busca do bem comum. A cada ano, no PIS, as turmas percorrem diferentes caminhos e por meio de discussões, assembleias, pesquisas e ideias, os estudantes escolhem a temática da intervenção que querem seguir naquele ano.

“Ao retomarmos o projeto este ano, as crianças pensaram em algumas maneiras de efetivarem suas ideias. Nesse tempo, descobrimos que a professora Débora do 5º ano da EMEF estava realizando uma campanha para arrecadar livros em bom estado para um projeto de leitura que desenvolveria com sua turma. Sabendo disso, as crianças conversaram e decidiram realizar uma ação em parceria com a EMEF”, conta Gabriela.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Champagnat integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -