A partir desta segunda-feira (29), a Uber disponibilizou para Ribeirão Preto a ferramenta U-Áudio, um recurso que estava sendo testado em outras cidades e permite que os usuários e motoristas gravem o áudio durante uma corrida no aplicativo e possam reportar para a empresa qualquer acontecimento em que tenham se sentido desconfortáveis.
Como funciona o U-Áudio da Uber?
Durante a corrida, tando o motorista quanto o passageiro podem habilitar a gravação do áudio através dos recursos de segurança do aplicativo. No final da corrida, a gravação fica salva no celular e não pode ser acessada por ninguém. A Uber informa que só tem acesso ao áudio caso o usuário ou o motorista enviem o arquivo anexado a algum relato de incidente.
Caso tenha algum incidente durante a corrida, você pode encaminhar o áudio para o suporte da empresa onde a equipe de atendimento oda úber fará uma análise para ajudar a entender o incidente informado, ajudando a empresa na decisão em casos que possam gerar a descadastramento do motorista ou desativação da conta do passageiro caso sejam identificados comportamentos que são considerados inadequados pelo código de conduta da Uber.
Ribeirão Preto recebe o recurso de segurança da Uber depois de um período de testes iniciado em fevereiro deste ano.
Como gravar o áudio da corrida no Uber
- Faça um chamado/pedido de corrida normalmente;
- Durante uma corrida, toque no escudo de segurança (azul);
- Nas cidades em que está disponível, estará nas ferramenta de segurança;
- A primeira opção é gravar áudio (a última, chamar a polícia);
- Toque para gravar o áudio e cuide para não abafar o microfone com as mãos.