No próximo fim de semana, nos dias 20 e 21 de outubro, Ribeirão Preto será o palco da Hackribeirão 2018, uma maratona de programação que visa buscar soluções para problemas reais da educação pública. Realizado no Supera Parque de Inovação e Tecnologia, o evento irá reunir programadores, designers e outros profissionais interessados na área.
Os Hackathons são eventos que reúnem programadores, designers e outros profissionais interessados na área e cujo o objetivo é desenvolver softwares que atendam a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis para um tema proposto.
A maratona será dividida em duas categorias: Ensino (trata-se da transferência de conhecimento e seus métodos, visando desafiar os participantes a criarem soluções e recursos tecnológicos para as salas de aula e melhorar o aprendizado dos alunos e o ensino dos professores) e Integração entre Alunos, Escolas e Comunidade (que visa ampliar a relação entre esses três pilares e proporcionar uma maior sintonia e benefícios para as três partes envolvidas, de forma balanceada).
Apesar do evento ser sobre programação, não é necessário ser programador para participar do evento. Os ganhadores receberão R$ 4 mil em prêmios.
A maratona terá início às 12h do dia 20 de outubro, com espaço para palestras, integração e formação de equipes e networking. Em seguida, será feita a apresentação da problemática e terá início a competição.
No segundo dia, as ideias desenvolvidas pelas equipes serão apresentadas em formato de pitch, com duração de três minutos, para uma banca de juízes composta por cinco especialistas. Serão avaliados critérios como criação e inovação, qualidade técnica, viabilidade e se o programa é executável.
Os interessados em participar devem ter idade igual ou superior a 16 anos (com autorização do responsável legal) e devem realizar as inscrições pelo site do evento até o dia 15 de outubro.
Programação
Sábado
12h – Entrada + Check-in dos participantes
13h – Palestras, integração, formação de equipes e networking
14h – Apresentação da Problemática
16h – Início da competição
20h – Jantar liberado
Domingo
06h – Café da manhã liberado
12h – Almoço liberado e Início da conversa com os juízes
12h – Entrega dos Projetos
16h – Fim da conversa com os juízes e Pitch das ideias
17h – Anúncio dos campeões e premiação