Início Tecnologia Ribeirão Preto entre as 10 cidades mais empreendedoras do Brasil

Ribeirão Preto entre as 10 cidades mais empreendedoras do Brasil

- continua após a publicidade -

O estudo Índice de Cidades Empreendedoras – Brasil 2016, divulgado pela Endeavor, aponta Ribeirão Preto como a 10ª cidade mais empreendedora do Brasil. A cidade subiu duas posições em relação à pesquisa passada, divulgada em 2015. A Endeavor avaliou o ambiente empreendedor de 32 cidades com base em 60 indicadores, levando em consideração itens como o ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

“A pesquisa mostra como as cidades do interior têm se fortalecido como ambientes propícios ao empreendedorismo: enquanto em 2015 apenas três cidades do interior apareciam entre as 10 mais bem colocadas, no ranking 2016, seis figuram entre as principais”, comemora Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque de Inovação e Tecnologia. “No ano passado, Ribeirão Preto ficou como a 12ª colocada e este ano subiu duas posições, o que mostra que estamos no caminho certo no fomento ao empreendedorismo e também à inovação”.

Cicconi explica que além de questões estruturais, Ribeirão Preto se destaca como polo empreendedor graças a sua vocação natural para negócios na área da saúde e também pelo grande número de iniciativas ligadas ao empreendedorismo realizadas nos últimos anos. “Além da inauguração do Parque Tecnológico, em 2014, e a criação do Movimento Empreende Ribeirão, a cidade tem sido palco das mais importantes atividades internacionais ligadas ao empreendedorismo, como é o caso do Startup Weekend e o Hacking Health”, comenta.

A cidade ocupa a 6ª posição no ranking de ambiente regulatório, que mede o tempo de processos, custo de impostos e a complexidade tributária para quem quer abrir uma nova empresa.
Também se encontra em 6ª colocada em infraestrutura, que considera transporte urbano – mede a conexão da cidade “da porta para fora”, e condições urbanas – que avalia cidade “da porta para dentro” no que se refere a: acesso à internet rápida, custo médio de energia, preço médio do m², qualidade de vida relacionada à fluidez do trânsito e segurança (com dados da taxa de homicídio para cada 100 mil habitantes).
O Índice de Cidades Empreendedoras 2016 está disponível para download no site

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Supera Parque – O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a Associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 51 empresas instaladas no Parque, sendo: 40 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 10 empreendimentos no Centro de Negócios e duas no SEVNA.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Quem são os candidatos a prefeitura de Ribeirão Preto nas eleições 2020?

Você sabe quem são os candidatos a prefeitura de Ribeirão Preto nas eleições de 2020? Confira o perfil de cada um.

Trump anuncia indicação de ultraconservadora para Suprema Corte dos EUA

A nomeação é vista como uma vitória para cristãos conservadores, uma vez que suas posições estão em consonância com esses grupos em temas como aborto, acesso a armas e imigração.

Especialista recomenda 7 hábitos diários de combate ao estresse

Saiba quais são as atitudes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e da depressão

Dia Nacional do Surdo é marcado com curso gratuito de Libras

faz parte de programação especial em celebração ao Setembro Verde, mês da inclusão e do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Weclix entregou de 10 mil máscaras para entidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jardinópolis

Houve distribuição de máscaras em diversas comunidades carentes de Ribeirão Preto, a ação foi comandada pelo coordenador de projetos Ismael Colosi.