InícioSaúdeParceria garante laboratório especializado em Genética Molecular para Ribeirão Preto

Parceria garante laboratório especializado em Genética Molecular para Ribeirão Preto

Entre as aplicações, poderão ser desenvolvidos, por exemplo, estudos oncológicos, farmacológicos, de doenças raras, de célula-tronco, entre outros.

- continua após a publicidade -

Convênio entre Governo Estadual e Supera Parque prevê o repasse de aproximadamente R$ 495 mil para estruturação do espaço e compra de equipamentos

Ribeirão Preto deve ganhar, até o segundo semestre de 2022, um laboratório especializado em genética molecular.

O Laboratório de Genômica é resultado de uma parceria do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, através da entidade gestora Fipase, e o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O convênio para colaboração técnica foi assinado no dia 24 de novembro, e prevê investimentos de aproximadamente R$ 495 mil pelo Estado, que serão destinados à compra de equipamentos e estruturação do espaço.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
foto divulgação

O gerente do Parque, Eduardo Cicconi, explica que o objetivo é apoiar pesquisadores e empreendedores ligados aos setores da biotecnologia e áreas correlatadas das mais diversas regiões do país. “A ideia é criar um polo genômico para antecipar possíveis demandas dos setores, além de fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento, favorecendo a chegada de novos produtos ao mercado”, diz.

Com a oferta de serviços pelo laboratório do Supera Parque, os pesquisadores terão maior acesso a testes que, comumente, são realizados no exterior com custos elevados. “O laboratório otimizará o tempo, a logística e os custos para a realização dos testes. Embora os testes genéticos possam ser realizados no Brasil também, os valores praticados acabam sendo inviáveis”, explica.

“O Polo de Genômica e Biotecnologia da região de Ribeirão Preto foi uma das primeiras propostas ao Supera após a instituição da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento. A qualidade da pesquisa já realizada nas universidades e nas empresas cria uma forte vocação que tem que ser apoiada e acelerada”, afirma Eduardo Molina, Secretário Municipal de Inovação e Desenvolvimento de Ribeirão Preto e Presidente do Conselho da FIPASE.

arquivo

O projeto é coordenador por Luís Alexandre Pedro de Freitas, diretor técnico da Fipase, doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Tecnologia

O Laboratório de Genômica do Supera Parque fará análises de ácidos nucleicos (RNA e DNA) a partir da tecnologia de microarranjos (microarrays). A metodologia é ágil e permite a análise simultânea e global de todo o genoma (conjunto de genes), abrindo possibilidades de pesquisa e desenvolvimento de inovações em diferentes áreas.

Entre as aplicações, poderão ser desenvolvidos, por exemplo, estudos oncológicos, farmacológicos, de doenças raras, de célula-tronco, entre outros.

arquivo

Serviços e estrutura

O Supera Parque dará suporte a laboratórios especializados em atividades já estabelecidas como, por exemplo, diagnósticos de câncer, fertilidade, pré-natais, exames em recém-nascidos e de predisposição, entre outros. Além disso, fornecerá estrutura necessária para que startups e outras empresas possam desenvolver Produtos Mínimos Viáveis (MVPs) e validações na área genética.

O laboratório de Genômica será estruturado com equipamentos e tecnologia de última geração, compatíveis com os grandes laboratórios de genética do mundo. Também auxiliará na superação de obstáculos inerentes a atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de apoiar empresas e outras entidades públicas e privadas na realização de suas atividades operacionais de rotina.

O laboratório dará suporte a duas principais atividades: prestação de serviços e apoio a atividades P,D&I, além de conhecimento científico. Entre os públicos-alvo estão empresas de base tecnológica, prestadores de serviços, principalmente, em setores agropecuário, da saúde humana e animal (hospitais, clínicas, laboratórios, Institutos e centros de ensino e pesquisa).

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Governo do Estado Tarcisio Distribuirá 50 Milhões de Litros de Leite em 2024 para Combater Anemia

O Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão de Tarcísio de Freitas, anunciou um reforço significativo no programa Vivaleite, que visa combater...

Escolas de SP Podem Manifestar Interesse no Programa de Unidades Cívico-Militares

Com base nos critérios e na importância do programa, é desejável que a Prefeitura de Ribeirão Preto participe ativamente e manifeste interesse em incluir ao menos duas unidades escolares no programa cívico-militar.

Eleições 2024: É hora de buscar informações sobre os candidatos

Operação Sevandija e o Deputado Léo Oliveira: Acusações e Desdobramentos

Brasil Passa dos 1,8 Milhões de Casos de Dengue

O Brasil está enfrentando um surto de dengue sem precedentes, com mais de 1,8 milhão de casos registrados apenas nas primeiras onze semanas de 2024.

🎨 Mostra Coletiva Reúne Oito Artistas Plásticos de Ribeirão Preto 🎨

A partir do dia 28 de junho, a Pafil Empreendimentos sediará uma exposição especial com obras de oito talentosos artistas de Ribeirão Preto. @pafilempreendimentos
- PUBLICIDADE -