Jovens entre 13 e 18 anos de Ribeirão Preto já podem se inscrever no Desafio Jovem Inovador.
Trata-se de um projeto para incentivar o desenvolvimento de conhecimentos nas áreas de tecnologia, programação e inovação, sendo que os participantes deverão apresentar um aplicativo ou aplicação que apresente algum tipo de melhoria na vida das pessoas.
“A intenção é não só fomentar o interesse pela tecnologia, mas também fazer com que os jovens tragam soluções para melhorar a vida na cidade, seja para uma escola, uma empresa ou comunidade”, explica Juliana Villas Boas, diretora da SuperGeeks Ribeirão Preto.
O projeto idealizado pela escola de programação SuperGeeks Ribeirão Preto conta como parceiras as escolas Liceu Albert Sabin, Colégio Santa Úrsula, Ateneu Barão de Mauá, Anglo Ribeirão, FAAP e Escola Arte do Museu, que apoiam as ações de capacitação dos jovens pensando em suas formações futuras.
Também as empresas Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora; Sevna Startups, Supera Parque de Inovação e Tecnologia, Piso – Pólo Industrial de Software e Sebrae-SP, além da Pontue – Plataforma Inteligente de Redação e Wizard Escola de Idiomas.
O projeto tem duração prevista de 4 meses, sendo que os parceiros e os professores da SuperGeeks serão os mentores nas áreas da tecnologia, inovação e programação. Durante o processo, os jovens selecionados visitarão o Sebrae e o Sevna, localizado no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, para entender como funciona uma startup.
Nestas visitas, os jovens passarão por alguns processos de design thinking e também aprenderão sobre modelagem de negócios, pitch, validação e MVP, comportamento empreendedor, entre outros temas.
“É uma oportunidade única para os jovens que estão ouvindo falar hoje em dia de termos como startup, aceleradoras e incubadoras de empresas, indústria 4.0, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e aprendizado de máquinas. São todas tecnologias que estão nos rondando e que já são aplicáveis hoje em diferentes segmentos e eles poderão participar de um processo de desenvolvimento de soluções desde o zero até a prática”, finaliza Juliana.
O grupo que tiver o melhor projeto poderá implementá-lo e todos os integrantes serão premiados.
Dinâmica do Desafio Jovem Empreendedor
- As inscrições estão abertas de 1º de maio até o dia 21 de junho e são online pelo site: www.joveminovador.com.br
- Podem se inscrever jovens entre 13 e 18 anos que estejam matriculados em qualquer escola de Ribeirão Preto, seja pública ou privada;
- Etapa 1: inscrição individual em que o jovem preenche um questionário e apresenta a sua ideia inicial de aplicativo ou aplicação que vai sugerir melhoria para algum aspecto da cidade;
- Etapa 2: prova online para avaliar as habilidades dos jovens;
- Etapa 3: prova online sobre conhecimentos de programação e raciocínio lógico;
- Etapa 4: 20 jovens serão selecionados e posteriormente separados em grupo para trabalharem as ideias dos aplicativos em conjunto.
- Etapa 5: processo de conhecimento, em que as mentorias vão colaborar para o desenvolvimento dos projetos.
- Etapa 6: apresentação dos aplicativos, avaliação e premiação.