O ex-presidente dos EUA Donald Trump anunciou na 4ª feira (20.out.2021) o lançamento da TMTG (Trump Media & Technology Group), a sua nova empresa de mídia e tecnologia.
Os serviços oferecidos pela companhia vão desde uma plataforma de rede social, batizada de Truth Social, à oferta de conteúdos de vídeo sob demanda, serviço de pagamentos e nuvem.
Eis a íntegra do comunicado em inglês (106 KB).
Segundo a nota, a empresa de Trump será negociada publicamente depois da fusão com a Digital World Acquisition Corp, tornando-se uma Spac (Special Purpose Acquisition Company, ou companhia com propósito específico de aquisição na sigla em inglês).
No seu retorno às redes sociais, na terça-feira (4), após ser banido do Facebook e do Twitter, o ex-presidente Donald Trump não chegou a bordo de uma grande plataforma pessoal como prometeu, mas em uma nova seção do seu site, que é um blog, do tipo dos hospedados no WordPress.
A nova “plataforma”, que na verdade é uma página do site, disponível em https://www.donaldjtrump.com/desk, apresenta uma pequena foto de Trump escrevendo em um livro sobre a mesa. A aparência é de um Twitter empobrecido e sem fotos, com uma barra lateral para curtidas e compartilhamentos no Twitter real e também no Facebook.
O que dizem o Twitter e o Facebook sobre a plataforma de Trump?
Sobre o compartilhamento de conteúdos do novo canal do 45º presidente dos Estados Unidos, um porta-voz do Twitter afirmou ao site The Verge que isso “é permitido, desde que o material não contrarie as Regras do Twitter”. Segundo o microblog, o banimento de Trump foi permanente, após quebra das regras de “glorificação da violência”.