O Janeiro Branco é uma campanha que começou no estado de Minas Gerais por um psicólogo que percebeu a necessidade de um mês específico para que possamos falar sobre saúde mental e emocional com mais intensidade e envolvimento de todos os profissionais da psicologia e demais profissionais da saúde e sociedade em geral.
Trata-se de uma campanha sem fins lucrativos que visa a promoção e a conscientização da saúde mental. Para isso, o Janeiro Branco conta com profissionais empenhados em levar em máxima o conceito de saúde mental e emocional nas empresas, instituições públicas, privadas e municípios. A iniciativa contribui, dissemina e chama a atenção das mídias, instituições públicas e privadas sobre a importância da promoção em saúde mental e também ao combate ao adoecimento psicológico e emocional, por meio de palestras e rodas de conversa. É preciso falar sobre saúde mental.
E por que Janeiro Branco?
Muitas pessoas durante a virada de um ano para o outro acabam parando por alguns momentos e refletindo sobre suas metas, concretizações, mudanças, planos que realizaram, planos que não realizaram ou foram interrompidos, vivências e experiências que tiveram, sejam boas ou ruins.
Os planos são pensados e reorganizados para um novo ano que se inicia, e esse é o convite, fazer com que as pessoas não pensem somente no material, em coisas exteriores e tudo mais, mas que elas aproveitem esse simbolismo de virada e início de ano também para refletirem em suas mudanças interiores, comportamentais, emocionais, psicológicas, etc. É como uma folha em branco, onde você pode desenhar e planejar o que quiser para um novo ano. Assim nasceu o Janeiro Branco, onde as mudanças para começar a desenhar, planejar mudanças interiores, comportamentais, emocionais, existenciais devem ser refletidas e colocadas em prática.
Por: Josiel da Silva Rodrigues (CRP 06/148249), psicólogo clínico que atende crianças, adolescentes e adultos na cidade de Atibaia, atua com palestras e demais trabalhos na área da saúde.
Contato: (11) 97526-9836