InícioSaúdeVeterinária dá 8 dicas para proteger os pets do barulho dos fogos

Veterinária dá 8 dicas para proteger os pets do barulho dos fogos

Fogos de artifício no Ano-Novo podem causar choros, latidos, agitação, estresse intenso, pânico e até parada cardiorrespiratória

- continua após a publicidade -

Choro, latido e agitação costumam ser a resposta natural dos pets no momento dos fogos na noite de Ano-Novo. Embora seja crescente a discussão sobre a proibição de fogos de artifício com estampidos e estouros, na prática, eles ainda são intensamente usados nas festas de fim de ano, para o desespero dos animais e dos tutores.

Isso acontece porque os animais têm a audição bastante sensível. Para se ter ideia, os humanos apresentam faixa de vibração auditiva entre 10 hertz (Hz) e 20.000 Hz. Os cães, entre 10 Hz e 40.000 Hz. Os gatos são ainda mais sensíveis, pois a audição felina pode alcançar faixas ultrassônicas de até 1.000.000 Hz.

O resultado causado pelos fogos são choros, latidos, agitação, estresse intenso, pânico e, em casos mais graves, paradas cardiorrespiratórias que podem levar à morte. Além disso, os animais podem ficar desorientados, aumentando as chances de fuga e acidentes.

arquivo particular

“É muito delicado. Nesta época, recomendamos que os donos coloquem os animais em ambientes seguros, onde não consigam pular e se ferir. Também há a possibilidade de comprar hormônios de bem-estar e florais para trazer a sensação de segurança e proteção para os cães”, aconselha a médica-veterinária Fabiana Volkweis, da Uniceplac.

Para fugir do barulho, os animais tentam se esconder e correm desorientados, batendo em portões, grades, pulando de janelas ou em piscinas, atravessando ruas e avenidas. Fabiana aconselha que os tutores mantenham a casa e as piscinas fechadas e os animais protegidos nos ambientes mais silenciosos.

“Para evitar esses problemas, o dono deve encarar a situação com calma. Os pets notam quando há algo errado. Portanto, agir de forma natural é primordial para contornar a situação. O tutor pode utilizar brinquedos e petiscos durante a ocasião para o animal passar por esses minutos de apreensão”, aconselha.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Na tentativa de ajudar os tutores nesta virada de ano, confira oito dicas para proteger os pets do barulho dos fogos.

1 – O Tellington Touch (TTouch) é uma técnica aplicada por muitos tutores para auxiliar os cães que possuem medo de fogos de artifício. O método consiste em passar uma atadura em pontos específicos do corpo do animal para ativar o sistema nervoso e tranquilizá-lo.

2 – Cães e gatos costumam se esconder em momentos de medo. É importante deixá-los livres das coleiras, pois, em alguns casos, eles podem ficar rodando em círculos e correr risco de enforcamento.

3 – Caso o tutor vá passar as festas em casa, brincar com o pet e entretê-lo com seu brinquedo favorito é uma ótima solução. Estando perto do seu tutor, o bichinho se sente mais tranquilo e protegido.

4 – O canal DogTV é exclusivo para os pets e conta com uma programação especial para os cães e gatos o dia inteiro. No dia 31 de dezembro, recorrer ao canal pode ser uma boa ideia para protegê-los dos fogos. A maioria dos programas transmitidos é para tranquilizar os animais com sons de relaxamento próprios para eles. Consulte sua empresa de TV a cabo para saber o preço e o número correto do canal.

5 – Caso você não fique em casa, coloque seu amigo de quatro patas em um ambiente seguro, fechado e silencioso, com água e comida. Não deixe o animal perto de janelas abertas, piscinas e portões. Se viajar, o pet precisa ficar sob os cuidados de alguém ou em local especializado.

6 – Alguns animais preferem buscar proteção se escondendo embaixo de móveis. Deixe o pet se ajeitar da melhor maneira para ele, não force situações desconfortáveis. No caso de gatos, é comum que se escondam. Se o ambiente for seguro, com redes nas janelas e portões fechados, evite ficar chamando o bichinho para não estressá-lo mais.

7 – Durante a convivência com o animal, tente acostumá-lo a ouvir sons altos, associando o barulho a petiscos, para que ele assimile o ruído a uma sensação positiva. Além disso, cães e gatos que já tenham histórico de doença cardíaca demandam cuidados especiais nessas situações. É importante que o dono converse com o veterinário.

8 – Caso o animal apresente qualquer tipo de alteração ou se machuque de alguma forma, ele deve ser levado imediatamente a um veterinário para ser avaliado.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -